Johnny Cash: 5 discos para conhecer a carreira do ícone do country
Conheça um pouco da carreira daquele conhecido pelos fãs como “O Homem de Preto”
Lucas Peçanha Publicado em 21/10/2024, às 15h00
Filho de um fazendeiro pobre e nascido no estado do Arkansas, John Ray Cash é um dos músicos mais influentes do século XX, e também considerado o “rei da música country”. Muitos foram introduzidos à voz do cantor com o primeiro trailer do filme “Logan”, com sua canção “Hurt” sendo tocada ao fundo, juntamente com o tom dramático e melancólico que era apresentado na primeira demonstração do suposto último filme de Hugh Jackman interpretando o personagem dos quadrinhos, Wolverine.
Em uma carreira que durou quase cinco décadas, Cash se tornou um ícone do country merecidamente, afinal, além de ter lançado diversos álbuns de estúdio, também é dono de mais de uma centena de músicas.
Para homenagear e celebrar um dos maiores nomes da música, a Rolling Stone elencou cinco discos que marcaram a trajetória de Johnny Cash. Confira os seus prediletos, e não se esqueça de adquiri-los por meio da Amazon, hein?
O primeiro álbum gravado em uma apresentação ao vivo, “At Folsom Prison” foi gravado na Folsom State Prison, localizada em Folson, no estado da Califórnia. Johnny Cash se interessou em fazer uma gravação em uma prisão após lançar a música “Folsom Prison Blues”, em 1955. O primeiro lançamento do álbum foi composto por 15 músicas do primeiro show e duas do segundo. Além de “Folsom Prison Blues”, o disco ainda conta com a famosa “Cocaine Blues” e com “I Still Miss Someone”, dentre outras músicas.
Um compilado para comemorar o aniversário de 70 anos de Cash, “The Essential Johnny Cash” é um conjunto de CD duplo lançado como parte da série Essential. O álbum reúne diversos hits da carreira de Johnny ao longo das décadas, como “I Walk the Line”, “Girl from the North Country”, gravada juntamente com Bob Dylan, e “Jackson”, um dueto com sua companheira June Carter Cash.
Álbum que deu origem a três aclamadas sequências, “American Recordings” marcou o ressurgimento da carreira do músico, após suas vendas caírem no final dos anos 1970 e 1980. A obra foi uma parceria do cantor com o produtor musical Rick Rubin, e foi gravado grande parte dentro da cabana do rei do country, no estado do Tennessee, e também na sala de estar da casa de Rubin, em Los Angeles.
O disco inclui faixas como “”Delia’s Gone” e “Drive On”.
Último álbum lançado pelo músico, e um dos mais memoráveis de sua carreira. “American IV: The Man Comes Around” é o quarto lançamento da série American, e foi o primeiro disco dele a vender mais de 500 mil cópias em 30 anos. O Homem de Preto conta novamente com a ajuda de Rick Rubin para trazer o álbum à vida, e grande parte das faixas são covers gravados ao som do timbre inconfundível de Cash, em seu próprio estilo.
O álbum conta com faixas como a famosa “Hurt”, que é um cover da banda “Nine Inch Nails”, “The Man Comes Around” e “Personal Jesus”, da banda “Depeche Mode”.
Lançado após o falecimento de Johnny Cash, American V: A Hundred Highways é o quinto álbum da série American do cantor, incluindo covers e músicas originais, e foi seu último lançamento de estúdio. O álbum também foi produzido por Rick Rubin e ganhou o disco de ouro da RIAA por ter vendido 500 mil cópias. O álbum inclui faixas como “God’s Gonna Cut You Down” e “Further On Up The Road”, originalmente de Bruce Springsteen”.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade