Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / Pitacos

Obama mandou sugestões para roteiro de suspense da Netflix, confirma diretor

Diretor de 'Leave the World Behind' contou com a ajuda de Obama para produção de filme da Netflix

Redação Publicado em 28/09/2023, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Leave the World Behind' (Foto: Divulgação/Netflix)
'Leave the World Behind' (Foto: Divulgação/Netflix)

Leave the World Behind — filme estrelado por Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali e Myha'la — chega à Netflix no dia 8 de dezembro. É o primeiro filme ficcional da companhia de Barack e Michelle Obama, Higher Ground Productions. Por ser um fã, o ex-presidente se envolveu a fundo com a produção do longa-metragem e deu seus pitacos.

+++LEIA MAIS: Leave the World Behind: Elenco com Julia Roberts, história e tudo que sabemos sobre filme [LISTA]

"No rascunho original do roteiro, eu definitivamente levei as coisas para mais longe do que eram no filme, e o presidente Obama, tendo a experiência que tem, foi capaz de colocar meus pés no chão sobre como as coisas se desenrolam na realidade", revelou o diretor e roteirista Sam Esmail (via Variety).

"Estou escrevendo o que acho que é ficção, na maior parte, tentando manter tão fiel à vida real quanto possível, mas estou exagerando e dramatizando. E ouvir um ex-presidente dizer que você errou um pouco por alguns detalhes... Pensei que estava errando muito! O fato dele ter dito isso me assustou para car*lho."

Esmail acrescentou: "Ele tinha muito apontamentos sobre os personagens e a empatia que teríamos por eles. Tenho que dizer que ele é um amante de cinema, e ele não estava fazendo apontamentos sobre coisas que fazem parte de seu background. Ele estava tomando nota como um fã do livro e queria ver um filme muito bom."

O filme é baseado no livro homônimo, de Rumaan Alam, e a leitura foi incluída em uma das famosas listas de Obama em 2021. Esmail, porém, tentou mudar o foco da narrativa: "O gênero desastre é um dos meus gêneros preferidos, e o truque que fizemos neste filme, que difere da maioria dos filmes de desastre, é que, nesse gênero, o foco – a prioridade da narrativa – está nos cenários."

+++LEIA MAIS: Cantora rejeita playlist de Barack Obama e dispara: 'Criminoso de guerra'

"É o espetáculo de qualquer que seja o desastre para aquela história, e os personagens eram secundários em relação a isso. Eles estão lá mais para reagir e se tornar o avatar do público. O que acho que Rumaan fez tão bem no romance, e o que tentei capturar no filme, foi inverter isso e fazer com que o foco estivesse nos personagens e em suas reações. O espetáculo do desastre é secundário e distante.”