Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Diretor brasileiro troca novelas por cinema de Hollywood e investe em filme de zumbis na Amazônia

Em entrevista à CARAS, Alexandre Avancini, o diretor-geral de 'Uga Uga' e 'Os Mutantes', falou sobre os desafios do cinema norte-americano

Redação Publicado em 04/03/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre Avancini (Foto: Divulgação/ Instagram/ @alexandre.avancini)
Alexandre Avancini (Foto: Divulgação/ Instagram/ @alexandre.avancini)

Ex-diretor das emissoras Globo e Record, Alexandre Avancini esteve por trás de grandes sucessos da televisão brasileira, como Os Mutantes e Os Dez Mandamentos. Em 2019, no entanto, o diretor abandonou o universo das novelas e, agora, investe sua experiência no cinema norte-americano, buscando investimentos para um longa de zumbis na Amazônia.

Foi em entrevista à CARAS Brasil que Alexandre Avancini narrou sua transição dos folhetins brasileiros para os filmes estadunidenses. Segundo o cineasta, tudo começou em 2019, quando saiu da Record e mudou-se para Los Angeles. Na época, ele já negociava a produção de uma biografia sobre o cantor francês Maurice Chevalier.

+++LEIA MAIS: Fuãn fuãn fuén fuõn: Qual a música por trás do meme?

O problema é que, como muitos dos projetos que estavam em desenvolvimento naquele ano, o filme teve de ser adiado por conta da pandemia do Coronavirus. E agora, anos mais tarde, o diretor brasileiro tem de enfrentar os desafios de um país com uma cultura cinematográfica bastante rica e, dessa forma, muito exigente.

Nos Estados Unidos, se o seu roteiro não está formatado com a fonte adequada, vai pro lixo, seja a ideia que for, seja uma obra-prima", explicou o diretor, à CARAS.

+++LEIA MAIS: Quando João Gordo e punks fizeram de tudo ao participarem de novela da Globo

Com isso em mente, Avancini começou a trabalhar ao lado do roteirista norte-americano Adam G. Simon em meados de 2020. Juntos, os especialistas contam com o apoio de Carolina Viana, ex- head de aquisições da Netflix, para produzir o longa Zombie Rio — o primeiro terror do gênero que promete falar sobre zumbis através de uma abordagem ecológica.

Ambientado em plena Amazônia, o filme pretende narrar a história de uma farmacêutica norte-americana que acaba se envolvendo com xamãs brasileiros. Dessa forma, além de contar com a clássica trama dos mortos-vivos, o projeto ainda abordará a defesa das florestas.

+++LEIA MAIS: Mario Lago, o ator preso e retirado às pressas de novela por ser contra ditadura

"Americano gosta de assistir filmes em que o americano esteja vivenciando uma experiência nova e eles adoram o tema Amazônia. O elenco será norte-americano, mas contará com participações brasileiras já conhecidas no mercado americano”, revelou o diretor.

Responsável por novelas como Quatro por Quatro e Por Amor, Alexandre Avancini também foi diretor-geral de Uga Uga, sucesso transmitido pela TV Globo entre 2000 e 2001. Protagonizado por Cláudio Heinrich, o projeto nunca foi reprisado, mas está disponível no Globoplay. "Foi um trabalho muito bacana e a novela arrebentou. Fomos para o Xingu fazer laboratório por 15 dias com o cacique Aritana", lembrou Alexandre, ainda na entrevista.

+++LEIA MAIS: Sua Vida Me Pertence: Relembre primeira novela era exibida na TV brasileira