Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Please Please Me, primeiro disco dos Beatles, foi gravado em 12 horas e custou 400 libras

Mesmo com perrengue nos bastidores e gravações, Please Please Me foi grande sucesso no lançamento - e é marcante até hoje

Redação Publicado em 22/03/2023, às 15h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa disco Please Please Me (Foto: Divulgação)
Capa disco Please Please Me (Foto: Divulgação)

Intitulado Please Please Me, primeiro disco de estúdio dos Beatles era lançado há exatamente 60 anos. O icônico trabalho de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr tem 14 músicas, foi gravado em 12 horas e custou impressionantes 400 libras, como Independent relembrou.

Inclusive, o dia de gravação, em 11 de fevereiro de 1963, foi tão intenso que John Lennon estava semi-nu e precisou tomar pastilhas para a garganta. "A última música quase me matou," disse o músico em referência a "Twist and Shout." "Minha voz não foi a mesma por muito tempo depois. Toda vez que eu engolia era como uma lixa."

Eu sempre tive uma vergonha amarga disso, porque eu poderia cantá-la melhor do que isso; mas agora não me incomoda. Você pode ouvir que sou apenas um cara frenético fazendo o seu melhor.

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Please Please Me, primeiro disco dos Beatles, que você provavelmente não sabia [LISTA]

Please Please Me foi grande sucesso: ficou no topo das paradas do Reino por 30 semanas, desbancado apenas pelo segundo disco do Fab Four, The Beatles' Second Album (1964). Agora, é interessante voltar um ano antes do lançamento do álbum de 1963, quando o grupo britânico passou por mudanças fundamentais.

Em janeiro de 1962, os Beatles foram rejeitados pela gravadora Decca Records, então assinaram com Parlophone Records de George Martin alguns meses depois. Martin não ficou impressionado com a banda. Inclusive, em 6 de junho de 1962, fizeram a primeira sessão de gravação com o baterista original, Pete Best. Não deu certo e ele foi substituído por Ringo Starr.

Decidi que Pete Best tinha que ir. Não me importa o que você faça com Pete Best, mas ele estará em mais nenhuma sessão de gravação," disse Martin ao empresário da banda, Brian Epstein.

+++LEIA MAIS: Beatles: Como Paul McCartney impediu fim da banda após dois discos?

Depois da troca de baterista, John Lennon escreveu a música “Please Please Me,” mas o produtor não ficou impressionado. "Era muito lenta e bastante sombria," relembrou no livro Tune In: The Beatles: All These Years (2013), de Mark Lewisohn. "Eu disse a eles que se dobrassem a velocidade, poderia ser interessante.”

Tempo passa, e Beatles lança um dos principais singles do disco, "Love Me Do," que foi sucesso de público e crítica. Então, George Martin enfim viu o potencial do Fab Four. Eles refizeram "Please Please Me" e deu certo. Nesse momento, eles tinham quatro canções prontas, faltavam 10.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney anuncia exposição com fotos inéditas da era Beatles em Londres

O produtor George Martin imaginou o álbum de estreia dos Beatles como uma gravação ao vivo, capturando a essência do quarteto no palco. Então, em um único dia em Abbey Road, dividiu a gravação em três sessões, para os músicos terminarem as 10 músicas restantes.

Richard Langham, engenheiro de fitas, ajudou os Beatles a carregarem o equipamento em Abbey Road na manhã gelada de 11 de fevereiro para começar às 10h. "Como eles estavam correndo pelo país o tempo todo [com turnê] e os amplificadores talvez tenham quebrado ou algo assim, não havia amplificadores traseiros," falou ao prosoundnews.com.

Havia pedaços de papel espalhados por lá e eu os peguei. Eram bilhetes das garotas da pista de dança que os jogaram no palco. Eles disseram: 'Por favor, toque isso, por favor, toque aquilo, este é o meu número de telefone.' Acho que eles apenas os leram e os jogaram na parte de trás do amplificador.

+++LEIA MAIS: O histórico de colaborações entre Beatles e Rolling Stones

"Não ensaiamos nosso primeiro álbum. Na minha cabeça foi feito ao vivo. Fizemos as músicas primeiro para que pudessem obter algum tipo de som em cada uma, então só tivemos que correr, executá-las," explicou Ringo Starr.