Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Red Hot Chili Peppers era ruim nos anos 80, segundo antigo produtor

Michael Beinhorn, que produziu os dois últimos álbuns da banda antes de Blood Sugar Sex Magik, reconhece que o grupo “soava horrível” no passado

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 05/01/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do Red Hot Chili Peppers (Foto: Getty Images)
Integrantes do Red Hot Chili Peppers (Foto: Getty Images)

Muita gente se surpreende ao descobrir que o Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983. A banda já era praticamente veterana quando atingiu o estrelato definitivo quase uma década depois com Blood Sugar Sex Magik (1991), o quinto álbum de estúdio de sua carreira.

De acordo com o produtor Michael Beinhorn, que trabalhou com o grupo nos dois discos anteriores a Blood SugarThe Uplift Mofo Party Plan (1987) e Mother’s Milk (1989) —, a explicação para o grupo não ter estourado antes é bem clara: eles soavam mal nos trabalhos anteriores, lançados na década de 1980. A opinião foi compartilhada em entrevista ao canal Produce Like a Pro (via Alternative Nation).

+++LEIA MAIS: Flea admite não ser tão próximo de Chad Smith, seu colega de Red Hot Chili Peppers

Na ocasião, Beinhorn disse que o Red Hot Chili Peppers precisava passar por um processo de lapidação quando começou a produzir The Uplift Mofo Party Plan. Detalhe: já era o terceiro disco da banda.

“Foram tempos bem complicados, mas segui me reunindo com o pessoal da gravadora, a EMI. Um funcionário disse que tinha um artista para mim, mas não sabia o que deveria ser feito com eles. Era algo mais profundo do que isso. As pessoas da gravadora desprezavam a banda, já que eles eram diferentes demais, iam contra qualquer tipo de padrão pré-estabelecido", lembrou Beinhorn.

+++LEIA MAIS: 'Se Estas Paredes Cantassem', filme sobre o Abbey Road Studios, estreia nesta sexta-feira (06)

No fim das contas, a culpa não era totalmente do Red Hot, já que eles trabalhavam com uma empresa que sequer entendia seu potencial. Não à toa, eles só estouraram quando mudaram de gravadora: saíram da EMI e foram para a Warner, onde lançaram Blood Sugar Sex Magik.

Eles olhavam para o Red Hot de forma relativamente conformada. Atentavam-se apenas no que o grande público gostaria de ouvir, deixando escapar as ‘pérolas’. Havia algumas coisas que, com algum esforço, poderiam gerar algo surpreendente. Era o caso deles.”

+++LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers anuncia turnê com The Strokes e Iggy Pop

“Uau, o Red Hot Chili Peppers é horrível”

No fim das contas, a falta de apoio dentro da própria gravadora gerava um material que Michael Beinhorn definia, sem papas na língua, como “horrível”. "Eu lembro de ouvir as demos deles e pensar: ‘uau, isso é horrível’. No entanto, tinha algo interessante ali que eu não conseguia identificar.”

Na visão do produtor, o grupo tinha grande potencial em transcender estilos. Isso foi notadamente percebido nos trabalhos posteriores, quando a mescla entre funk, hip hop, rock clássico, rock alternativo e melodias pop ganhou forma.

“Existia uma energia estranha em todas as músicas deles. Os fãs gostavam muito", pontuou o produtor. "O único problema é que isso ainda não havia sido combinado de alguma forma que fizesse sentido. Acho que foi isso o que consegui fazer com The Uplift Mofo Party Plan.”

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clilcar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers toca Nirvana com Frusciante nos vocais [VÍDEO]

Mudanças antes do estrelato

O primeiro álbum do Red Hot Chili Peppers produzido por Michael Beinhorn deu início a mudanças que seriam sentidas no trabalho seguinte. The Uplift Mofo Party Plan foi o último disco da banda com sua formação original, que trazia o guitarrista Hillel Slovak (falecido em junho de 1988) e o baterista Jack Irons, além do vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea. Em Mother’s Milk, estrearam John Frusciante na guitarra e Chad Smith na bateria, na configuração que se tornaria a mais famosa do grupo.

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clilcar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers lidera as paradas com dois discos em um ano e vira marco