Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Como uma música dos Beatles quase foi literalmente para o espaço?

Durante a construção de duas sondas espaciais, Voyager 1 e Voyager 2, sugeriram incluir uma trilha do icônico quarteto

Redação Publicado em 12/03/2020, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Beatles (Foto: AP Images)
The Beatles (Foto: AP Images)

Ao lado de "Hey Jude", "Let It Be" e "All You Need Is Love", "Here Comes the Sun" é uma das músicas mais famosas dos Beatles. Delicada, bonita e versátil, a faixa já ganhou versões de vários artistas desde a banda de rock Ghost à lenda do soul Nina Simone.

+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais

A música, presente no icônico disco Abbey Road, conquistou a atenção da NASA e quase foi para o espaço. Segundo o Cheat Sheet, Carl Sagan, responsável por supervisionar a construção de duas sondas espaciais, Voyager 1 e Voyager 2, que foram enviadas para o espaço, havia um disco chamado de Voyager Golden Record com sons que representavam a Terra. 

No registro, sons de tempestades, sons de pássaros e composições de música clássica estavam presentes para caso de uma forma de vida extraterrestre encontrasse poder ter uma noção da vida no grande planeta azul. 

+++LEIA MAIS: Baixo isolado de ‘Come Together’ prova que Paul McCartney é um dos melhores baixistas de todos os tempos

Um dos colaboradores de Sagan, Jon Lomberg, discutiu sobre a possibilidade de colocar "Here Comes the Sun" nos registros das sondas. 

"Os Beatles eram a escolha mais óbvia para incluir na música. Eles ainda estavam no auge da fama, em uma espécie de pico absoluto das realizações musicais ocidentais da época". Sagan chegou a comparar o repertório dos Beatles à literatura de William Shakespeare.

No entanto, eles acabaram mudando de ideia ao perceberem que a música não encaixaria tão bem como eles pensaram no início. Sendo assim, outro músico foi incluída no disco: Chuck Berry.

+++ LEIA MAIS: 7 itens bizarros dos Beatles vendidos por muito dinheiro: vaso sanitário por R$ 57 mil e dente por R$ 181 mil

A justificativa? Um colega o convenceu de que a Terra tem muitos adolescentes e que, ao considerar que o "disco espacial" foi projetado para encapsular o planeta, o registro deveria ter uma música mais "adolescente".  E era exatamente isso que Sagan e Jon Lomberg pensavam do clássico de Berry: "terrível" e "adolescente". 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA