Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Dois executivos do Megaupload são libertados

Eles puderam pagar fiança, mas o fundador do site segue preso na Nova Zelândia

Redação Publicado em 26/01/2012, às 10h56 - Atualizado às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Dotcom - AP
Kim Dotcom - AP

Dois executivos do Megaupload foram libertados sob fiança na Nova Zelândia nesta quinta, 26, de acordo com a agência de notícias France Presse. O fundador da empresa, Kim "Dotcom" Schmitz, contudo, continua tendo seu pedido de liberdade sob pagamento de fiança negado pelos juízes.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O juiz David McNaughton aceitou as requisições de libertação do alemão Finn Batato e do holandês Bram van der Kolk. Além de Dotcom, mais um executivo segue preso, Mathias Ortmann. Na próxima sexta, 27, o juiz irá decidir se Ortmann também poderá sair da cadeia sob fiança.

A alegação do juiz é que a libertação de Batato e Van der Kolk é menos arriscada do que a de Dotcom, porque foram encontrados na casa dele passaportes e cartões de crédito com nomes diferentes, além de ele ter milhões em contas bancárias, o que significa muito mais facilidade de fuga. Além disso, faz parte de seu histórico uma fuga para a Tailândia para se livrar de acusações da justiça alemã, em um outro caso.

A defesa alegou que ele não tinha a intenção de escapar da Nova Zelândia, já que sua esposa está grávida. Ainda assim, Dotcom terá que ficar na prisão até o próximo exame do pedido de extradição dos Estados Unidos, que acontece em 22 de fevereiro. Enquanto isso, seus bens e recursos estão congelados.