POLÊMICA?

Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz

Ator de Succession vive o advogado Roy Cohn, que negava sua homossexualidade e atuou ativamente contra os direitos de pessoas LGBTQIAPN+

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz: 'É o trabalho como ator mudar a sua natureza'
Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz: 'É o trabalho como ator mudar a sua natureza' - Divulgação

Jeremy Strong (Succession) rebateu as críticas por ser heterossexual e interpretar o advogado gay Roy Cohn em O Aprendiz, novo filme de Ali Abbasi (Holy Spider), que conta a história de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.

Cohn, que ficou conhecido por trabalhar ao lado do senador Joseph McCarthy na década de 1950 em investigações anticomunistas do governo, negava sua homossexualidade e atuou ativamente contra os direitos de pessoas LGBTQIAPN+ antes de morrer, em 1986, por complicações decorrentes da AIDS.

“[As críticas] são totalmente válidas”, afirmou em entrevista ao Los Angeles Times. “Talvez eu seja um pouco antiquado na crença de que, fundamentalmente, trata-se da arte de uma pessoa, e que grandes artistas, historicamente, foram capazes de, por assim dizer, mudar a sua natureza.”

“Esse é o seu trabalho como ator. A tarefa, de certa forma, é renderizar algo que não é necessariamente o seu habitat natural”, continuou. “Embora eu não ache que seja necessário [que papéis gays sejam interpretados por artistas gays], acho que seria bom se isso tivesse mais peso.”

Qual é a história de O Aprendiz?

Estrelado por Sebastian Stan, que interpreta o Soldado Invernal no Universo Cinematográfico da Marvel, O Aprendiz — que faz referência ao reality show homônimo apresentado por Donald Trump entre 2004 e 2015 —, “traça as origens de uma dinastia americana”. O texto ainda diz que a produção é “recheada de personagens grandiosos [e] revela o custo moral e humano de uma cultura definida por vencedores e perdedores.”

Gabriel Sherman, autor da biografia The Loudest Voice in the Room (2014), sobre o fundador da Fox News, Roger Ailes, é o responsável pelo roteiro do longa, que ainda conta com Maria Bakalova, de Morte Morte Morte (2022), como Ivana Trump, ex-esposa de Trump. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia?

Trump alega que filme traz informações falsas

Após a exibição de The Apprentice em Cannes, o diretor de comunicação da nova campanha de Trump à presidência dos Estados Unidos, Steven Cheung, afirmou que irá mover uma ação judicial contra “afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas”. “Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas”, afirmou à AFP [via O Globo].

Dentre as cenas que seriam alvo dos protestos de Trump e sua equipe há uma que mostra o empresário fazendo uma lipoaspiração; outra abordando um problema de disfunção erétil de Trump; e uma terceira, considerada a mais polêmica da obra, retratando o suposto estupro cometido contra a ex-esposa dele, Ivana, após ela o menosprezar por ter ficado “gordo e careca”.

A cena foi inspirada em um depoimento dado por Ivana em 1990, quando estava se divorciando de Trump. Na ocasião, ela afirmou que teria sido abusada sexualmente pelo ex-marido. No entanto, alguns anos depois, ela negou o acontecimento e disse que, na verdade, eles eram bons amigos.

+++LEIA MAIS: Donald Trump rebate críticas de Robert De Niro: ‘Talento diminuiu bastante’

Quando estreia O Aprendiz no Brasil?

Previsto para estrear em 11 de outubro nos cinemas norte-americanos, O Aprendiz chega às salas de cinema brasileiras apenas uma semana depois, em 17 de outubro. Confira o pôster nacional da novidade:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Diamond Films Brasil (@diamondfilmsbr)

 

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: jeremy strong, O Aprendiz