Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / NOVIDADE

Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia?

Longa estrelado por Sebastian Stan (Falcão e o Soldado Invernal) foi exibido na última segunda-feira (20) no Festival de Cannes

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 21/05/2024, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia, The Apprentice? (Foto: Bill Tompkins/Getty Images)
Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia, The Apprentice? (Foto: Bill Tompkins/Getty Images)

A vida do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump virou filme. Na última segunda-feira, The Apprentice (O Aprendiz, em tradução livre), novo filme de Ali Abbasi (Holy Spider), que conta a história do homem que viria a ser o chefe de uma das maiores potências do mundo, foi exibido no Festival de Cannes. No entanto, Trump não está nada feliz com a novidade e está ameaçando processar a cinebiografia.

Ex-presidente alega que filme traz informações falsas

Diretor de comunicação da campanha de Trump à presidência dos Estados Unidos, Steven Cheung afirmou que irá mover uma ação judicial contra "afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas". "Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas", afirmou à AFP [via O Globo].

Dentre as cenas que seriam alvo dos protestos de Trump e sua equipe, há uma que mostra o empresário fazendo uma lipoaspiração; outra abordando um problema de disfunção erétil de Trump; e uma terceira, considerada a mais polêmica da obra, retratando o suposto estupro cometido contra a ex-esposa dele, Ivana, após ela o menosprezar por ter ficado "gordo e careca".

A cena é inspirada por um depoimento dado por Ivana em 1990, quando estava se divorciando de Trump. Na ocasião, ela afirmou ter sido estuprada por ele. No entanto, alguns anos depois, ela negou o acontecimento e disse que, na verdade, eles eram bons amigos.

+++LEIA MAIS: Donald Trump rebate críticas de Robert De Niro: 'Talento diminuiu bastante'

O que sabemos sobre The Apprentice?

Gabriel Sherman, autor da biografia The Loudest Voice in the Room (2014), sobre o fundador da Fox News, Roger Ailes, é o responsável pelo roteiro do longa, que ainda conta com Maria Bakalova, de Morte Morte Morte (2022), como Ivana Trump; e Jeremy Strong, de Succession (2018-2023), como o advogado Roy Cohn, conhecido por trabalhar ao lado do senador Joseph McCarthy na década de 1950 em investigações anticomunistas do governo.

Ivana foi casada com Trump entre 1977 e 1990, e eles tiveram três filhos: Donald Trump Jr.Ivanka TrumpEric Trump. Já Cohn, que faleceu em 1986 por complicações relacionadas à AIDS, foi advogado de Trump durante anos.

 Segundo a sinopse oficial de The Apprentice - que faz referência ao reality show O Aprendiz, apresentado por Donald Trump entre 2004 e 2015 -, o longa conta "traça as origens de uma dinastia americana". O texto ainda diz que a produção, ainda sem data de estreia confirmada, é "recheada de personagens grandiosos [e] revela o custo moral e humano de uma cultura definida por vencedores e perdedores."

+++LEIA MAIS: Donald Trump ataca Kim Kardashian: ‘Celebridade mais superestimada do mundo’

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
  • Bandida (13 de junho)
  • Divertida Mente 2 (20 de junho)
  • Um Lugar Silencioso: Dia Um (27 de junho)
  • Entrevista Com o Demônio (04 de julho)
  • Deadpool 3 (25 de julho)
  • Armadilha (Agosto)
  • Borderlands (8 de agosto)
  • O Corvo (22 de agosto)
  • Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
  • Coringa 2 (4 de outubro)
  • Venom 3 (25 de outubro)
  • Gladiador 2 (22 de novembro)
  • Wicked (27 de novembro)
  • Moana 2 (27 de novembro)
  • O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)