Exclusivo: O próximo lançamento do The Cult, segundo Ian Astbury
Banda ainda não tem planos para disponibilizar músicas inéditas, mas vocalista antecipou existência de álbum ao vivo à Rolling Stone Brasil
Igor Miranda (@igormirandasite)
Ian Astbury demonstrou certo desânimo com o funcionamento atual da indústria musical. Para o vocalista do The Cult, “você pode fazer uma obra-prima que desaparece muito rápido se o algoritmo não gostar”.
Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o artista — que traz sua banda ao Brasil para três shows nos próximos dias — apontou até mesmo o declínio do formato de grupos em detrimento dos “artistas individuais gravando em seus quartos”. Apesar do cenário pouco empolgante, ele reforçou que “haverá música do The Cult em 2025 de alguma forma, apenas não em formato convencional”.
De forma exclusiva, Astbury revelou que o próximo lançamento será um álbum ao vivo, com detalhes a serem compartilhados posteriormente. Ele disse:
“Haverá um álbum lançado, talvez no meio do ano, que será em formato convencional: um show ao vivo. Mas não posso dizer muito mais do que isso. Você terá que esperar.”
Três anos se passaram desde Under the Midnight Sun (2022), álbum mais recente do The Cult, concebido durante a pandemia de covid-19. Após isso, Ian e o guitarrista Billy Duffy decidiram revisitar o Death Cult — projeto anterior à banda que os tornou famosos — e gravar no ano seguinte o single duplo “Flesh and Bone” e “C.O.T.A.”
Se o álbum ao vivo está praticamente certo, o lançamento de canções inéditas não acompanha “planos rígidos”. Hoje o trabalho em estúdio se dá de forma pouco convencional, já que Billy Duffy e o baixista Charlie Jones moram no Reino Unido, enquanto Ian Astbury e o baterista John Tempesta estão em Los Angeles.

Mesmo assim, há conversas frequentes sobre música nova — e, segundo Ian, “gravações anteriores que já estão quase prontas”.
“Lançamos ‘Flesh and Bone’ e ‘C.O.T.A.’ como compacto, ninguém sabia que tinha saído. Decidi que eram músicas do Death Cult. Agora as pessoas estão começando a ouvir e dizer: ‘interessante, tem mais?’. Temos mais algumas desse período. Há planos para lançar outras gravações, talvez do Death Cult, mas definitivamente do The Cult. Mas um álbum formal no estúdio? Não sei. Pode acontecer ou não. Sempre falamos sobre música.”
A entrevista completa pode ser lida clicando aqui.
The Cult no Brasil
The Cult realiza três shows no Brasil neste mês de fevereiro. Rio de Janeiro (22/02 – Vivo Rio), São Paulo (23/02 – Vibra) e Curitiba (25/02 – Live) recebem o quarteto formado por Astbury, Billy Duffy (guitarra), John Tempesta (bateria) e Charlie Jones (baixo). O Baroness, banda americana de sonoridade orientada ao sludge metal, estará na abertura. Ingressos podem ser adquiridos no site TheCult.us.
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram