EXPLICAÇÃO

The Last of Us: O que significa o relógio quebrado de Joel

Objeto recorrente desde o início da série, relógio de Joel volta a ser destaque em episódio da segunda temporada recheado de flashbacks

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Entenda o significado do relógio quebrado de Joel em The Last of Us
Entenda o significado do relógio quebrado de Joel em The Last of Us - Foto: Reprodução

Se você assistiu The Last of Us, deve ter notado que Joel (Pedro Pascal, O Mandaloriano) sempre carrega um relógio de pulso — trincado, parado, e nunca tirado do braço. O objeto aparece desde o primeiro episódio e acompanha o personagem durante toda a série, mas o que muita gente não sabe é o peso emocional por trás desse detalhe.

O relógio foi um presente de Sarah, filha do personagem, pouco antes da infecção que devastaria o mundo começar. Durante o episódio piloto, vemos ela consertando o relógio para dar ao pai de aniversário. Horas depois, ela morre em seus braços, vítima da violência que marca o início da pandemia de Cordyceps. Desde então, Joel nunca mais consertou o acessório.

O item se torna um símbolo do luto do personagem, do tempo que parou para ele após a perda da filha. A escolha de manter o relógio quebrado é intencional e carrega o peso da dor que Joel evita encarar diretamente.

No sexto episódio da segunda temporada, o relógio de Joel Miller volta a ganhar destaque — e com ele, novos significados. Dessa vez, o objeto aparece em diferentes momentos do episódio, que se estrutura como um grande flashback. Logo no início, é mostrado no pulso do pai dele, indicando que o item tem um valor afetivo que atravessa gerações.

Mais adiante, já com Joel, o relógio quebrado ressurge como um símbolo da perda e da incapacidade de seguir em frente após os eventos traumáticos do passado.

A escolha de destacá-lo novamente na narrativa reforça o papel do tempo como um elemento central na trama da série. Ainda que funcionalmente inutilizável, o relógio continua a acompanhar este homem, refletindo as marcas que o personagem carrega — tanto em relação à sua história pessoal quanto ao vínculo com Ellie

Qual é a história de The Last of Us?

Baseada no jogo homônimo de videogame, The Last of Us é situada cerca de vinte anos após a destruição da civilização moderna e apresenta Joel, um sobrevivente grosseiro, contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva.

No entanto, o que seria apenas mais um trabalho para Joel acaba se transformando em uma jornada perigosa e, para sobreviver, tanto o contrabandista quando a menina, precisarão aprender a confiar um no outro.

Na segunda temporada da série, inspirada pela trama de The Last of Us: Part IIjogo em 2020, Pascal Ramsey ganham a companhia de Kaitlyn Dever (Ninguém Vai Te Salvar), Catherine O’Hara(Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice), Jeffrey Wright (What If…?), Isabela Merced (Madame Teia), Young Mazino (Treta), Danny Ramirez (Falcão e o Soldado Invernal), Taty Gabrielle (Uncharted: Fora do Mapa), Ariela Barer (Fugitivos) e Spencer Lord (Riverdale). Assista ao trailer do novo ano a seguir:

LEIA TAMBÉM: Lucas Silveira, da Fresno, e filha lançam música para a série The Last of Us


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Joel Miller, the last of us