The Last of Us: O que significa o relógio quebrado de Joel
Objeto recorrente desde o início da série, relógio de Joel volta a ser destaque em episódio da segunda temporada recheado de flashbacks
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Publicado em 21/05/2025, às 12h17
Se você assistiu The Last of Us, deve ter notado que Joel (Pedro Pascal, O Mandaloriano) sempre carrega um relógio de pulso — trincado, parado, e nunca tirado do braço. O objeto aparece desde o primeiro episódio e acompanha o personagem durante toda a série, mas o que muita gente não sabe é o peso emocional por trás desse detalhe.
O relógio foi um presente de Sarah, filha do personagem, pouco antes da infecção que devastaria o mundo começar. Durante o episódio piloto, vemos ela consertando o relógio para dar ao pai de aniversário. Horas depois, ela morre em seus braços, vítima da violência que marca o início da pandemia de Cordyceps. Desde então, Joel nunca mais consertou o acessório.
O item se torna um símbolo do luto do personagem, do tempo que parou para ele após a perda da filha. A escolha de manter o relógio quebrado é intencional e carrega o peso da dor que Joel evita encarar diretamente.
No sexto episódio da segunda temporada, o relógio de Joel Miller volta a ganhar destaque — e com ele, novos significados. Dessa vez, o objeto aparece em diferentes momentos do episódio, que se estrutura como um grande flashback. Logo no início, é mostrado no pulso do pai dele, indicando que o item tem um valor afetivo que atravessa gerações.
Mais adiante, já com Joel, o relógio quebrado ressurge como um símbolo da perda e da incapacidade de seguir em frente após os eventos traumáticos do passado.
A escolha de destacá-lo novamente na narrativa reforça o papel do tempo como um elemento central na trama da série. Ainda que funcionalmente inutilizável, o relógio continua a acompanhar este homem, refletindo as marcas que o personagem carrega — tanto em relação à sua história pessoal quanto ao vínculo com Ellie.
Qual é a história de The Last of Us?
Baseada no jogo homônimo de videogame, The Last of Us é situada cerca de vinte anos após a destruição da civilização moderna e apresenta Joel, um sobrevivente grosseiro, contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva.
No entanto, o que seria apenas mais um trabalho para Joel acaba se transformando em uma jornada perigosa e, para sobreviver, tanto o contrabandista quando a menina, precisarão aprender a confiar um no outro.
Na segunda temporada da série, inspirada pela trama de The Last of Us: Part II, jogo em 2020, Pascal e Ramsey ganham a companhia de Kaitlyn Dever (Ninguém Vai Te Salvar), Catherine O'Hara(Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice), Jeffrey Wright (What If...?), Isabela Merced (Madame Teia), Young Mazino (Treta), Danny Ramirez (Falcão e o Soldado Invernal), Taty Gabrielle (Uncharted: Fora do Mapa), Ariela Barer (Fugitivos) e Spencer Lord (Riverdale). Assista ao trailer do novo ano a seguir:
LEIA TAMBÉM: Lucas Silveira, da Fresno, e filha lançam música para a série The Last of Us
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- Maré Alta
- Branca de Neve
- Oeste Outra Vez
- Um Filme Minecraft
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes