O cultuado produtor que vê os Beatles como ‘a prova de que Deus existe’
Profissional consagrado por trabalhos com Red Hot Chili Peppers, Metallica, Aerosmith, Run-DMC e tantos outros é apaixonado pela banda de Liverpool
Igor Miranda (@igormirandasite)
Independentemente de gosto pessoal, os Beatles são até hoje a banda mais popular da história. Mesmo com atividades encerradas há 55 anos, o grupo — cuja história é celebrada em 25 de junho com o Dia Mundial dos Beatles — continuou a fazer bastante sucesso com suas composições, classificadas como atemporais e muito influentes.
Rick Rubin vai além. Celebrado no rock e no hip hop por ter produzido Red Hot Chili Peppers, Metallica, Aerosmith, Beastie Boys, Johnny Cash, Run-DMC, Public Enemy e Linkin Park, entre outros, o profissional de estúdio entende que a existência do grupo de Liverpool é a prova da existência de Deus.
Em entrevista de 2013 à Newsweek, Rubin rememorou suas origens na música ao dizer que ouviu os Beatles pela primeira vez aos 4 anos de idade. Curiosamente, o contato inicial do produtor não foi por intermédio de uma música autoral do grupo, mas sim por um cover: “Rock and Roll Music”, original de Chuck Berry.
O sentimento foi tão único que Rick se recorda até hoje do que aconteceu com ele ao ouvir aquela música pela primeira vez, no longínquo ano de 1967. Ele afirmou:
“Lembro de me sentir eletrificado. Esse foi o primeiro verdadeiro rock ‘n’ roll que eu ouvi na minha vida.”

A partir daí, o fascínio pelos Beatles só aumentou. Mesmo descobrindo tantos outros artistas e fazendo história por si só na música, o produtor ainda coloca a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr no mais alto patamar.
Nesta entrevista, ele chega a colocá-los como a prova da existência divina — e explica o motivo.
“Eles transcenderam tudo. É algo muito maior do que quatro garotos de Liverpool. Para mim, os Beatles são a prova da existência de Deus. É tão bom e tão superior a todos os outros.”
Rick Rubin e os Beatles
A relação entre Rick Rubin e os Beatles é tão forte que, em 2022, o produtor foi convidado pela BBC a escolher as oito músicas que levaria para uma ilha deserta (via site Igor Miranda) — e é claro que uma canção do Fab Four de Liverpool foi citada logo de cara. “Across the Universe”, faixa presente no álbum Let it Be (1970), ocupou o primeiro lugar da lista.
“Durante a minha infância, os Beatles estavam por toda parte e por toda minha casa. E de algum jeito imprimiu em mim o quão linda essa canção é, num nível muito profundo, antes de saber que estava procurando pelo que era aquilo.”

A admiração acabou se tornando amizade, já que Rubin estabeleceu vínculo com Paul McCartney e gravou um documentário com ele: McCartney 3, 2, 1 (2021), disponível no Disney+. E adivinhe quem é o melhor baixista de todos os tempos na opinião do produtor, conforme revelado em entrevista à Mojo (via NME)? Paul, é claro.
Ele declarou:
“Tudo o que eu já vi relacionado aos Beatles é sobre a composição ou a Beatlemania. Com Paul McCartney, ou é o Paul baixista, ou é o Paul músico, porque ele toca tudo, mas essa é só uma parte da história. Você apenas pensa nele como um dos Beatles, mas na minha opinião, ele é o melhor de todos os baixistas, ele é o número um.”
+++ LEIA MAIS: Beyoncé agradece Paul McCartney por “escrever uma das melhores músicas de todos os tempos”
+++ LEIA MAIS: O guitarrista que ninguém conseguia igualar segundo Paul McCartney
+++ LEIA MAIS: O músico que inspirou os Beatles a criarem suas próprias canções
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram