INFLUÊNCIA

O músico que inspirou os Beatles a criarem suas próprias canções

Citado como um dos grandes pioneiros do rock, artista também influenciou John Lennon e Paul McCartney a decidirem o nome da banda

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Publicado em 10/06/2025, às 14h45
Beatles em 1963 - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images
Beatles em 1963 - Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

Buddy Holly tem uma longa ficha de serviços prestados ao rock. Além disso, coleciona apreciadores dentro do próprio nicho fonográfico — dentre os quais John Lennon e Paul McCartney aparecem como os mais ilustres.

As duas principais mentes pensantes dos Beatles jamais esconderam a influência que o músico nascido em Lubbock, no Texas, e morto aos 22 anos em um acidente aéreo, teve sobre sua carreira.

Foi quando Buddy Holly se apresentou no programa de televisão Sunday Night at the London Palladium, da emissora britânica ATV, que os dois decidiram mergulhar de vez na música dele. Pesquisaram a fundo tanto sua discografia quanto seu estilo de compor e se portar no palco.

Quando a The Quarrymen, banda embrionária de Lennon antes dos Beatles, fez seu primeiro registro em estúdio, umas das músicas tocadas foi "That'll Be the Day", de Holly.

A partir daí, o pioneiro do rock nos Estados Unidos também inspirou Lennon e McCartney a almejar composições próprias nos anos seguintes, o que se tornou um grande diferencial, como contou Macca no Anthology (via Far Out):

"Uma das principais marcas dos Beatles é que começamos compondo nosso próprio material. Hoje em dia, as pessoas acham normal que você faça isso, mas ninguém pensava assim naquela época. John e eu começamos a compor por causa do Buddy Holly. Foi tipo: 'Uau! Ele compõe e é músico.'"

Até mesmo o nome da banda de Holly, The Crickets ("os grilos"), teve ascendência sobre os garotos de Liverpool quando decidiram nomear seu grupo como The Beatles (derivação de "beetles", que significa "besouros").

Homenagens dos Beatles a Buddy Holly

Ao longo dos anos, John Lennon e Paul McCartney continuaram prestando tributo a esse músico que foi uma de suas maiores influências. Seja divagando sobre sua performance quando estiveram nos Estados Unidos pela primeira vez, em 1964, ou gravando canções de seu catálogo, John e Paul sempre lembravam do ídolo.

No álbum Beatles for Sale (1964), o quarto da discografia inglesa dos Fab Four, eles fizeram uma releitura fidedigna para "Words of Love", de Holly. Cinco anos depois, nas sessões de gravação de Let It Be (1969), "Mailman, Bring Me No More Blues" foi tocada, mas acabou não entrando no disco.

Por fim, em 1975, John Lennon gravou um cover para "Peggy Sue". Acabou indo parar no tracklist de Rock 'n' Roll (1975), seu quinto trabalho em carreira solo.

Já a admiração de Paul McCartney por Buddy Holly atingiu níveis insuperáveis em 1976. No ano em questão, o Beatle adquiriu 100% dos direitos de todo o catálogo do músico americano.

Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história

Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.

+++ LEIA MAIS: O tamanho da fortuna de Paul McCartney, segundo jornal
+++ LEIA MAIS: O segredo para o sucesso dos Beatles, segundo Ringo Starr
+++ LEIA MAIS: A música dos Beatles com participação especial que John Lennon odiava