PROBLEMA DE SAÚDE

Rick Wakeman adia turnê nos EUA para realizar cirurgia

Sob recomendação médica, tecladista ex-Yes suspende suas próximas apresentações em julho, mas preserva turnê britânica para outubro

Redação

Rick Wakeman em 2022
Rick Wakeman em 2022 - Foto: Steve Parsons-WPA Pool / Getty Images

Rick Wakeman, célebre por seu trabalho no Yes e em álbuns solo icônicos como The Six Wives of Henry VIII (1973) e Journey to the Centre of the Earth (1974), anunciou o adiamento da turnê americana Strictly Wakeman. O motivo é indicação médica para uma cirurgia. O diagnóstico refere-se a um “problema de saúde contínuo”, sem especificações detalhadas.

A série de nove apresentações, antes prevista para começar ainda neste mês, tinha como proposta inédita versões adaptadas para piano e voz. Wakeman seria acompanhado da vocalista Hayley Sanderson, conhecida do programa Strictly Coming Dancing da BBC.

Em comunicado oficial, os organizadores instruíram os fãs a manter seus ingressos, pois serão válidos para as novas datas. Não foi divulgada uma previsão de adiamento — o anúncio deverá ocorrer em breve, assim que Wakeman estiver recuperado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rick Wakeman (@rickwakemanmusic)

 

Apesar do percalço em território americano, as datas europeias permanecem confirmadas. A turnê The Return of the Caped Crusader Pt. 2 começa em 12 de outubro em Aylesbury e segue até 29 de outubro em Bristol. Nestas apresentações, Wakeman deve revisitar clássicos solo e traz a English Rock Ensemble ao palco.

Rick Wakeman e os problemas de saúde

Hoje com 76 anos, Rick Wakeman já enfrentou diversos desafios médicos durante sua vida: sofreu três ataques cardíacos antes dos 25 anos, teve cirrose, hepatite e pneumonia, e enfrenta até problemas de visão como degeneração macular.

Mesmo assim, mantém-se ativo em palcos e estúdio, com recorrentes turnês e gravações. Em abril de 2024, chegou a realizar uma turnê de despedida pelo Brasil.

+++ LEIA MAIS: A simples solução de Rick Wakeman para salvar a indústria musical
+++ LEIA MAIS: ‘Ozzy Osbourne finge estar fora de controle’, diz Rick Wakeman, tecladista que trabalhou com o cantor

TAGS: Hayley Sanderson, rick wakeman, yes