"TENHO TIDO SORTE"

A recente confissão de Brian May sobre derrame sofrido em 2024

Guitarrista do Queen, que teve um ataque isquêmico transitório (AIT) no ano passado, comenta sobre sua condição de saúde nos últimos tempos

Guilherme Gonçalves

Brian May, guitarrista do Queen, em 2023
Brian May, guitarrista do Queen, em 2023 - Foto: Miikka Skaffari / Getty Images

O “mini-AVC”, ou ataque isquêmico transitório (AIT), sofrido por Brian May em 2024 não parece ser o único problema de saúde que o guitarrista do Queen vem enfrentando nos últimos tempos.

Em entrevista ao Love Your Weekend, da ITV (via Far Out Magazine), o músico britânico falou um pouco sobre sua condição. Ele admitiu que andou levando alguns “sustos” recentemente.

Brian revelou ao apresentador Alan Titchmarsh que o AVC foi apenas a ponta do iceberg, digamos assim. E que tem encarado esses contratempos de saúde como um “alerta”:

“Tive vários problemas, Alan, e sim, o AVC foi um deles. Tenho tido sorte, essas coisas acontecem, mas consigo me recuperar. Elas servem como um alerta.”

Brian May (Foto: Miikka Skaffari/Getty Images)
Brian May (Foto: Miikka Skaffari / Getty Images)

Brian May nunca mais tocaria guitarra?

Segundo o guitarrista, houve um momento em que ele cogitou a possibilidade de jamais voltar a conseguir tocar seu instrumento:

“Passou pela minha cabeça. Quando de repente não consegui controlar meu braço esquerdo, foi bem assustador. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo.”

Brian May falou sobre como foi “assustador” aquele momento e também a respeito do tratamento:

“De repente, do nada, não tinha mais controle sobre esse braço, então foi um pouco assustador. Recebi um atendimento e atenção fantásticos do Hospital Frimley; luzes azuis piscando, tudo muito emocionante.”

O “mini-AVC” de Brian May

O ataque isquêmico transitório (AIT) é um breve episódio de disfunção neurológica causada por uma interrupção da irrigação de sangue no cérebro, medula espinhal ou retina, sem que haja morte de tecidos. Embora não seja considerado um problema de alta gravidade, é um alerta importante que demanda avaliação médica — e, no caso de May, comprometeu seu braço esquerdo por um tempo.

No momento, o Queen não tem apresentações ao vivo marcadas em sua agenda. Porém, na entrevista Brian May sinalizou a possibilidade de a banda vir a se apresentar no The Sphere, em Las Vegas (EUA), no futuro:

“Estou muito interessado no The Sphere. Isso me fez pensar bastante (sobre voltar a tocar).”

+++ LEIA MAIS: O relato assustador de Brian May sobre mini-AVC sofrido em 2024
+++ LEIA MAIS: A música do Queen mais complexa que ‘Bohemian Rhapsody’, segundo Brian May
+++ LEIA MAIS: A jovem banda que segue com o legado do Queen, segundo Brian May

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: Brian May, queen