Rock The Mountain revela lineup de 2026; veja destaques da edição
Após quebrar recorde de público em 2025, festival realizado em Petrópolis reúne rock, samba, funk e rap novamente, consolidando a equidade e a diversidade como pilares do evento
Gabriela Nangino (@gabinangino)
O Rock The Mountain anunciou, nesta quarta, 14, o lineup principal de sua 13ª edição! O aguardado festival de música e arte acontecerá nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro e 6, 7 e 8 de novembro de 2026 no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, Petrópolis–RJ. Todos os artistas se apresentam em ambos os finais de semana.
Fundado em 2013, o Rock The Mountain ocorre anualmente na serra fluminense e promete continuar trazendo grandes nomes da música brasileira e, de quebra, alguns destaques da cena internacional.
“Nosso line é sobre artistas que você já ama, nomes que você pediu nos comentários, surpresas aleatórias que vc só vê aqui, uma pitada de gringos e aquela brasilidade pulsando pra sair do festival com momentos marcados na memória”, escreveu o festival em publicação no Instagram.
Além dos já confirmados Ivete Sangalo, Dominguinho (João Gomes, Mestrinho e Jota.pê) e Jorja Smith — que retorna ao solo brasileiro após o infeliz cancelamento de suas apresentações no Rock The Mountain 2025 e no AFROPUNK Brasil 2025 —, novas atrações surpreendentes irão liderar o festival em 2026. O destaque vai para: Jorge Ben Jor e M.I.A.
Jorge Ben Jor
Pioneiro do “samba-rock”, Jorge Ben Jor revolucionou a música brasileira nos anos 70, mesclando referências do samba, rock, soul, funk, jazz e elementos da cultura afro-brasileira. Seu álbum de estreia, Samba Esquema Novo, incluiu o sucesso “Mas Que Nada“, que lhe garantiu grande visibilidade e aclamação internacional. Hoje, aos 86 anos, Jorge ainda está ativo: após mais de seis décadas de carreira, seus seus shows cheios de energia continuam atraindo públicos de diferentes gerações.
M.I.A.
M.I.A., ou Mathangi “Maya” Arulpragasam, é uma cantora, rapper e compositora britânica original do Sri Lanka. Ela ganhou destaque internacional assinando hits que misturam hip-hop e eletrônica com letras ousadas, como “Paper Planes” e “Bad Girls“. Além de sua carreira musical, M.I.A. é cineasta, produtora e ativista, frequentemente abordando temas sociais e políticos em seu trabalho.
Além dos headliners: diversidade no Rock The Mountain 2026
Além dos headliners, o Rock The Mountain abre espaço para artistas de referência dos mais diversos gêneros musicais.
Um exemplo é Gaby Amarantos, que foi aclamada em 2025 por seu quinto álbum de estúdio Rock Doido — um verdadeiro ode à cultura periférica paraense que engloba tecnobrega, brega-funk, carimbó e outros ritmos latinos. A Rolling Stone Brasil elegeu Rock Doido como o 16º melhor disco nacional do ano passado.
“Rock Doido é ousado, frenético e gloriosamente periférico. É cerveja voadora, brilho, suor e a confirmação de que Gaby nunca precisou fazer concessões para se tornar uma das maiores forças da música brasileira”, escreveu a crítica.
Para os amantes do rap nacional, grandes nomes também marcam presença! Dexter, L7NNON, Djonga, FBC e Marcelo D2 são alguns dos confirmados.
E como 2025 também foi um ano marcante na cena do rap feminino, elas não ficaram para trás. Duquesa, que revelou seu EP Six no último agosto, e Ebony, autora do sucesso KM2 — que ficou em 7º lugar na lista da Rolling Stone Brasil — estarão no palco do Rock The Mountain 2026. Ebony também lançará a versão deluxe de KM2 em 2026.
+++ LEIA MAIS: Ebony anuncia turnê de ‘KM2 Deluxe’, que será lançado em 2026; ingressos, datas, cidades e mais
Outra cantora que eleva o nível do evento é Urias, revelação do pop brasileiro que lançou Carranca em 2025. “Carranca é um trabalho complexo, que atravessa temas como religião, amor, fama, objetificação e ancestralidade, guiado por uma sonoridade que mistura batidas eletrônicas, tambores e elementos da Música Popular Brasileira”, escreveu a crítica da Rolling Stone Brasil.
Do rock dos anos 80 do Barão Vermelho à nova onda do indie-rock com Terno Rei, passando pelo forró com Falamansa e pelo funk com Kevin O Chris e Melody, Petrópolis reunirá atrações para todos os gostos.
Até então, todos os nomes divulgados se apresentarão nos três palcos principais do evento. No total, são 12 palcos, e os demais artistas serão anunciados no futuro.
Saiba mais sobre os headliners Ivete Sangalo, Dominguinho e Jorja Smith clicando aqui.
Confira o line-up completo divulgado até agora:
Ver essa foto no Instagram
O passaporte, que garante ingressos para os três dias do festival, já pode ser adquirido no site a partir de R$ 515,00 (meia entrada) e R$ 990,00 (inteira). De acordo com a organização do festival, 58% dos ingressos para o primeiro fim de semana já foram vendidos; no segundo fim de semana, a taxa é de 37% (via CNN).
Também há condições especiais para meia entrada PDC e meia entrada Solidária. Saiba os detalhes e compre aqui.
+++ LEIA MAIS: Marina Lima anuncia ‘Ópera Grunkie’, primeiro álbum após morte de Antonio Cicero