Apesar de elogiar Cats antes do lançamento, o autor Andrew Lloyd Webber afirma que o filme foi "errado para além da métrica"
Redação Publicado em 07/10/2021, às 10h56
Um dos filmes mais controversos e criticados da atualidade, Cats estreou em 2019 sob direção de Tom Hooper. O filme foi baseado no musical de Andrew Lloyd Webber, quem apesar de elogiar a produção antes da estreia, agora afirma ter ficado tão horrorizado com o longa-metragem que comprou um cachorro.
Cats acompanha a história de um grupo de gatos chamado Jellicles, que precisam decidir qual dos animais deve ir a Heaviside Layer, lugar que promete uma vida melhor. O musical criado por Webber foi um grande sucesso, e permaneceu 18 anos em cartaz na Broadway — o filme, contudo, foi um fracasso de bilheteria.
+++LEIA MAIS: Gatos de Cats quase receberam 'mamilos rosa radioativos,' revela Robbie Fairchild
Em entrevista à Variety, Andrew Lloyd Webber, criador do musical original, não poupou críticas à produção: "Cats foi errado para além da métrica. Não houve qualquer compreensão do porquê da música funcionar. Vi e pensei: 'Meu Deus, não'. Foi a primeira vez em meus 70 e poucos anos neste planeta em que fui e comprei um cachorro. Então a coisa boa que saiu disso foi meu filhotinho havanês."
Segundo o autor de Cats, o cachorro foi uma grande companhia durante o período de isolamento em que ficou na Inglaterra devido à pandemia de covid-19. Ao voltar a Nova York, nos EUA, trouxe o animal — e o fracasso do filme o ajudou a justificar para a alfândega o transporte do cachorro.
+++ LEIA MAIS: Compositor de Cats acha filme ‘ridículo’ - e dá ótimo motivo para isso
“Escrevi às autoridades alfandegarias dizendo que precisava dele comigo sempre porque estou ferido emocionalmente e preciso do meu cachorro terapêutico. Disse: 'Vocês viram o que Hollywood fez ao meu musical, Cats?', então a aprovação veio dispensando receita médica,” falou Andrew Lloyd Webber, em tom irônico.
Apesar das críticas, Andrew Lloyd Webber fez parte da produção do filme, e inclusive compôs canções. Ainda, o autor do musical original tinha vários elogios à trama. Em uma publicação recuperada por perfis no Twitter, o artista comenta sobre as "performances maravilhosas" do longa-metragem.
“Enfim assisti ao filme Cats. Performances maravilhosas. Parece mágico. Tenho orgulho em fazer parte da segunda vida dos gatos Jellicles.”
+++ LEIA MAIS: Fiasco de crítica, Cats pode ter um prejuízo astronômico de US$ 100 milhões; entenda
A publicação foi feita no Twitter em 12 de agosto de 2019, antes da estreia do filme e do bombardeio de críticas. Na rede social, diversas pessoas apontam a contradição do autor: “A rapidez com que a opinião pública muda o tom de alguém,” escreveu um.
Exactly. How quickly public opinion changes one’s tune. pic.twitter.com/8uS1tzHmfW
— Aretha Franklin Stan (@StanAretha) October 6, 2021
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo