Conheça os filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2025 - Divulgação
VEM AÍ!

Conheça os filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2025

Ainda Estou Aqui, Motel Destino e Sem Coração são algumas das produções selecionadas pela Academia Brasileira de Cinema

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 17/09/2024, às 13h45

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, na última segunda-feira (16), os finalistas na disputa por uma vaga para representar o Brasil na 97ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema, que acontece em março de 2025.

Dentre as produções estão Ainda Estou Aqui, novo longa de Walter Salles (Central do Brasil), que venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza deste ano; e Motel Destino, de Karim Aïnouz (A Vida Invisível), que concorreu à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, realizado em maio.

 

Ao todo, 12 longas-metragens foram inscritos e habilitados para concorrer à vaga. Após uma eleição realizada em dois turnos, o escolhido, entre os últimos seis finalistas, será anunciado na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro. A seguir, conheça os filmes que ainda estão na disputa:

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer. Assista ao trailer:

Cidade; Campo, de Juliana Rojas

Cidade; Campo apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, e luta para sobreviver na "cidade do trabalho". Já na segunda história, conhecemos Flávia, que se muda com a companheira, Mara, para a fazenda que herdou do pai, e precisa lidar com frustrações, memórias e fantasmas. Assista ao trailer:

Levante, de Lillah Halla

Às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo, Sofía, de 17 anos, descobre estar grávida e, para que a gravidez indesejada não atrapalhe a sua tão desejada autonomia, decide abortar. Porém, ela acaba se tornando alvo de um grupo fundamentalista, que está decidido a detê-la a qualquer custo. Só que nem Sofía e nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ao conservadorismo e o ódio da manada. Assista ao trailer de Levante:

Motel Destino, de Karim Aïnouz

Em Motel DestinoElias e a sua frustrada e bela esposa, Dayana, comandam um motel à beira da estrada. Fugindo da polícia e da gangue que decepcionou, Heraldo, de 21 anos, vai parar no local e acaba ficando, envolvendo-se com os anfitriões em uma dança de poder, desejo e libertação. Assista ao trailer:

Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges

Em Saudade Fez Morada Aqui Dentro, conhecemos Bruno, de 15 anos, que está perdendo a visão de forma irreversível. O longa lida com as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente do garoto, e converte o trágico destino de Bruno em um relato de aprendizagem coletivo. Assista ao trailer:

Sem Coração, de Nara Normande e Tião

Sem Coração se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas, e acompanha Tamara aproveitando as suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma garota apelidade de Sem Coração, por causa de uma cicatriz em seu peito, e sente uma atração crescente pela misteriosa menina. Assista ao trailer:

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

 

oscar levante Motel Destino Ainda Estou Aqui Sem Coração Oscar 2025 Saudade Fez Morada Aqui Dentro

Leia também

18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'


Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui


Qual a ordem certa para assistir à franquia 'Invocação do Mal'?