Data foi criada para valorizar os profissionais que dedicam suas vidas às investigações, um prato cheio para as histórias de cinema
Redação
Publicado em 07/04/2025, às 18h36Nesta segunda-feira, 7, é celebrado no Brasil o Dia do Jornalista. A data foi escolhida em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badarò, assassinado por sua posição crítica em relação ao império de Dom Pedro I e em favor da liberdade de expressão.
O Dia do Jornalista foi oficializado cerca de 100 anos depois, em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) com objetivo de valorizar os profissionais que dedicam suas vidas às investigações e ao serviço de informar a população.
Ao longo das décadas, a profissão ficou conhecida pelos desafios, riscos, denúncias e dilemas éticos, características que foram muito exploradas no cinema. A seguir, veja uma lista de cinco filmes que mostram os bastidores da notícia.
Protagonizada por Meryl Streep (Kay Graham) e Tom Hanks (Ben Bradlee), a produção é inspirada em uma história real. Nela, profissionais do Washington Post discutem a publicação dos famosos Pentagon Papers, documentos secretos com informações reveladoras sobre os Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O filme foi dirigido por Steven Spielberg e recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.
Com nomes como Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton, Liev Schreiber e mais, a produção acompanha a dramática investigação de jornalistas sobre o abuso de crianças por padres católicos. A história é real, e em 2003, a matéria do The Boston Globe ganhou o Prêmio Pulitzer de Serviço Público. Já o filme foi muito bem avaliado pela crítica e venceu duas estatuetas do Oscar.
Também baseado em fatos, o filme acompanha uma dupla de jornalistas que investiga o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. As descobertas dos profissionais levaram à renúncia do então presidente Richard Nixon - dentro e fora das telonas.
Mais uma produção inspirada em uma história real, o filme acompanha Michael Finkel (Jonah Hill), um jornalista do New York Times demitido por inventar informações em uma reportagem. Então, ele é procurado por Christian Longo (James Franco), um homem que busca escrever um livro após ser acusado de assassinar a própria família.
O drama retrata a investigação do escândalo de assédio sexual envolvendo o magnata de Hollywood Harvey Weinstein, exposto por duas jornalistas do New York Times. O filme acompanha as duas repórteres durante o trabalho para desvendar as acusações de inúmeras mulheres contra Weinstein enquanto enfrentam um sistema que encobria os abusos há anos.
Embora não sejam exatamente focados na atuação do jornalismo, muitos outros filmes trazem protagonistas que trabalham na imprensa. Um dos clássicos é Superman. O herói se disfarça como Clark Kent, um repórter que trabalha no Daily Planet. Outro exemplo bem famoso é Tintim, um repórter aventureiro que viaja o mundo em busca de histórias exclusivas e mistérios perigosos.
+++LEIA MAIS: Harvey Weinstein é indiciado em novas acusações de crimes sexuais em Nova York
+++LEIA MAIS: Jovem amazonense produz documentário sobre Alanis Morissette como TCC