- Zendaya e Timothée Chalamet em Duna (Foto: Divulgação)

Duna: Por que filme distópico não apresenta robôs e computadores?

Duna se passa em um futuro distópico, mas não conta com robôs e computadores na produção — e livro de Frank Herbert explica motivo

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/10/2021, às 21h09

Um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, Duna (2021), de Denis Villeneuve, é um filme que se passa um futuro distópico, e começa, aproximadamente, no ano 22 mil. Mas, por que um longa-metragem futurista não apresenta computadores tecnológicos e robôs? 

Em Duna, vemos naves espaciais modernas e futuristas, porém, computadores, celulares e robôs não são encontrados na produção — e o livro homônimo de Frank Herbert pode explicar o motivo. 

+++LEIA MAIS: Em Duna, Denis Villeneuve impressiona ao criar espetáculo visual complexo que transporta espectador para o deserto de Arrakis [REVIEW]

Segundo o Screen Rant, milhares de anos antes do nascimento de Paul Atreides, a humanidade desenvolveu "máquinas pensantes" — maneira de nomear computadores e robôs com inteligência de nível humano.

Contudo, na linha do tempo do livro Duna, toda essa a inteligência artificial foi eliminada durante guerras devastadoras, conhecidas como Jihad Butleriana. Tais conflitos aconteceram por diferenças ideológicas entre duas facções: uma dependia das máquinas pensantes para viver e a outra acreditava que isso era inerentemente prejudicial à raça humana. 

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve ficou 'meio satisfeito' com filme original de David Lynch; entenda

Assim, o último grupo venceu a guerra, levando à destruição todas as máquinas que se assemelhariam à inteligência artificial. Sem dúvidas, Villeneuve quer se manter fiel a alguns aspectos do livro, e isso explicaria o motivo de Duna não ter computadores. 

Tudo sobre Duna 

Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. Duna (2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.

+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023

filme hbo max Rebecca Ferguson Duna Ficção Científica Oscar Isaac Denis Villeneuve timothee chalamet Paul Atreides dune jessica atreides

Leia também

Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia