- 'Tubaroa' (Foto: Divulgação)
EM BREVE

Nova animação com Marisa Orth, 'Tubaroa' apresenta trilha sonora de indicados ao Oscar

Compositores são responsáveis por projetos de sucesso como 'O Menino e o Mundo', indicado ao prêmio máximo do cinema internacional

Redação Publicado em 01/10/2024, às 13h55

Diretor e roteirista Bruno H. Castro, responsável pelo novo curta de animação Tubaroa — que será estrelado por Marisa Orth e Kelner Macêdo —, demonstrou grande atenção à trilha sonora da obra ao convidar Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, indicados ao Oscar pela produção O Menino e o Mundo em 2016 e vencedores na edição da Annecy daquele ano.

A dupla já trabalhou anteriormente nos curtas animados Guida e Sangro, nos quais Bruno é co-criador e roteirista. Eles também assinam a trilha de Tito e os Pássaros e Empirium.

'Tubaroa' (Foto: Divulgação)

Fundador da Utrassom Music Ideas, Ruben Feffer é o responsável pela trilha e direção musical de diversas séries de animação, como Irmão do Jorel, Turma da Mônica - Vamos Brincar e Tom e Vinícius. Também produziu músicas para realities e séries live-action.

+++LEIA MAIS: Cineasta reflete sobre desafios da animação no país: 'O Brasil precisa conhecer a animação brasileira'

Gustavo Kurlat é, além de diretor musical de teatro e cinema, tradutor, educador e locutor, com mais de 70 peças realizadas. Já venceu os prêmios SHELL, APCA e FEMSA de Teatro, como autor e compositor e foi diretor dos shows da Palavra Cantada e Barbatuques.

A equipe pretende trabalhar a sonoridade de Tubaroa com uma orquestra. E as inspirações para a criação da trilha sonora incluem a produção musical da Universidade de Música da Bahia durante a década de 1950, sobretudo de Walter Smetak e Tom Zé, junto do experimentalismo e da psicodelia pernambucana, local que a história se passa.

Sobre Tubaroa

A produção em aquarela acompanha a conversa entre um pescador ganancioso e uma tubarão-tigre grávida e faminta, vividos pelos atores Kelner Macêdo e Marisa Orth, respectivamente, que adentraram o curta já de início. A direção é uma parceria com Tiago Minamisawa, com quem também desenvolveu o curta Sangro, premiado no Festival de Chicago e no Festival de Gramado

Com Tubaroa, Bruno pretende tratar de assuntos como autodestruição, o poder do diálogo e a importância da vulnerabilidade, temas que são fundamentais atualmente, em meio às discussões de burnout e fadiga mental.

É um texto bem potente e pessoal. Estou feliz com ele, o filme trata sobre a importância do respeito do ser humano com a natureza e, numa camada mais profunda, reflete sobre a relação de um homem com as drogas. Mas mais que resposta, o filme propõe que a gente aprenda a dialogar. - Bruno H. Castro
'Tubaroa' (Foto: Divulgação)

Bruno H. Castro também é um dos roteiristas do filme A Metade de Nós, atualmente em cartaz em cinemas selecionados e vencedor do Prêmio de Público da 47ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Um dos marcos iniciais de sua carreira foi o curta de animação Guida (2014), que Bruno assina roteiro e produção executiva e recebeu prêmios nos renomados Anima Mundi Animation Festival e Annecy Festival

filme brasil cinema animação Toy Story Marisa Orth cassiopéia Bruno H. Castro tubaroa guida sangro

Leia também

Francis Ford Coppola revela livros que influenciaram seu novo filme 'Megalopolis'


Sebastian Stan sobre tentativas de Donald Trump de censurar cinebiografia: 'Hipócrita'


Gladiador 2: Como Ridley Scott ajudou Paul Mescal a superar 'nervosismo' nas filmagens?


Selton Mello diz ter sido 'pego de surpresa' com Lisbela e o Prisioneiro 2


Sorria 3? Diretor fala sobre futuro da franquia de terror


Beetlejuice 2, sequência do clássico de Tim Burton, estreia nas plataformas digitais