O diretor Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone repetem a parceria de A Favorita, de 2018, no longa, que segue em cartaz nos cinemas brasileiros
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 24/01/2024, às 11h15 - Atualizado em 04/03/2024, às 18h00
Depois de Oppenheimer, longa de Christopher Nolan, Pobres Criaturas foi a produção com o maior número de indicações entre os concorrentes da 96ª edição do Oscar. A celebração de entrega dos prêmios, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontece neste domingo, dia 10 de março.
Pobres Criaturas é baseado no livro homônimo escrito por Alasdair Grey e lançado em 1992. Esse é o oitavo longa dirigido por Yorgos Lanthimos - que foi indicado ao Oscar pela primeira vez com O Lagosta, em 2017 - e o segundo junto com a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara, com que o cineasta trabalhou em A Favorita, de 2018.
Na história, Stone interpreta Bella Baxter, uma mulher adulta, mas com a mente de uma criança, resultado de uma criação abominável do dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe, O Farol). Aprisionada por seu criador, ela está ansiosa para descobrir o mundo, pronta para aprender mais sobre as suas belezas e encontrar mais felicidade além dos pequenos prazeres diários.
Aproveitando-se da inocência de Bella, o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo, Spotlight: Segredos Revelados) consegue convencê-la a fugir de um contrato de casamento com o jovem estudante Max McCandles (Ramy Youssef, Mr. Robot: Sociedade Hacker), organizado pelo seu criador, e viajar o mundo ao seu lado, descobrindo as maravilhas que tanto queria, sem saber que, mesmo fora da mansão de God, a vida de uma mulher na sociedade ainda é um prisão. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: America Ferrera indicada, Leonardo DiCaprio fora e mais surpresas do Oscar 2024
Pobres Criaturas estreou em setembro do ano passado, durante a 80ª edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Veneza, de onde saiu vencedor do Leão de Ouro, o principal prêmio concedido pelo júri do festival.
Durante a temporada de premiações, venceu os prêmios de Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical para Emma Stone no Globo de Ouro. A atriz também saiu vencedora do Critics' Choice Awards, que indicou o filme em 13 categorias, e do BAFTA Film Awards, em que Pobres Criaturas em 11 categorias.
No Oscar 2024, o longa apareceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz para Emma Stone, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Ruffalo, Melhor Direção para Yorgos Lanthimos, Melhor Roteiro Adaptado para Tony McNamara, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Design de Produção, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
+++LEIA MAIS: Onde assistir a Oppenheimer, Pobres Criaturas e mais filmes indicados ao Oscar 2024?
Pobres Criaturas, que ainda conta com Vicki Pepperdine (Magic Mike: A Última Dança), Hanna Schygulla (Peter von Kant), Jerrod Carmichael (The Carmichael Show), Margaret Qualley (Maid), Kathryn Hunter (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Christopher Abbott (The Crowded Room) no elenco - segue em cartaz nos cinemas brasileiros.
+++LEIA MAIS: Bradley Cooper, Super Mario Bros., Dua Lipa e mais esnobados do Oscar 2024
Quem leva o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2024? Vote na sua favorita!
- Annette Bening, por NYAD
- Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
- Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
- Carey Mulligan, por Maestro
- Emma Stone, por Pobres Criaturas
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo