Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / PREMIAÇÃO

Relembre Pobres Criaturas, indicado a 11 categorias no Oscar 2024

O diretor Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone repetem a parceria de A Favorita, de 2018, no longa, que segue em cartaz nos cinemas brasileiros

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 24/01/2024, às 11h15 - Atualizado em 04/03/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre Pobres Criaturas, indicado a 11 categorias no Oscar 2024 (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)
Relembre Pobres Criaturas, indicado a 11 categorias no Oscar 2024 (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)

Depois de Oppenheimer, longa de Christopher NolanPobres Criaturas foi a produção com o maior número de indicações entre os concorrentes da 96ª edição do Oscar. A celebração de entrega dos prêmios, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontece neste domingo, dia 10 de março.

Pobres Criaturas é baseado no livro homônimo escrito por Alasdair Grey e lançado em 1992. Esse é o oitavo longa dirigido por Yorgos Lanthimos - que foi indicado ao Oscar pela primeira vez com O Lagosta, em 2017 - e o segundo junto com a atriz Emma Stone e o roteirista Tony McNamara, com que o cineasta trabalhou em A Favorita, de 2018.

Na história, Stone interpreta Bella Baxter, uma mulher adulta, mas com a mente de uma criança, resultado de uma criação abominável do dr. Godwin Baxter (Willem DafoeO Farol). Aprisionada por seu criador, ela está ansiosa para descobrir o mundo, pronta para aprender mais sobre as suas belezas e encontrar mais felicidade além dos pequenos prazeres diários.

Aproveitando-se da inocência de Bella, o advogado Duncan Wedderburn (Mark RuffaloSpotlight: Segredos Revelados) consegue convencê-la a fugir de um contrato de casamento com o jovem estudante Max McCandles (Ramy Youssef, Mr. Robot: Sociedade Hacker), organizado pelo seu criador, e viajar o mundo ao seu lado, descobrindo as maravilhas que tanto queria, sem saber que, mesmo fora da mansão de God, a vida de uma mulher na sociedade ainda é um prisão. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: America Ferrera indicada, Leonardo DiCaprio fora e mais surpresas do Oscar 2024

Destaque na temporada de premiações

Pobres Criaturas estreou em setembro do ano passado, durante a 80ª edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Veneza, de onde saiu vencedor do Leão de Ouro, o principal prêmio concedido pelo júri do festival.

Durante a temporada de premiações, venceu os prêmios de Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical para Emma Stone no Globo de Ouro. A atriz também saiu vencedora do Critics' Choice Awards, que indicou o filme em 13 categorias, e do BAFTA Film Awards, em que Pobres Criaturas em 11 categorias.

No Oscar 2024, o longa apareceu nas categorias de Melhor FilmeMelhor Atriz para Emma StoneMelhor Ator Coadjuvante para Mark RuffaloMelhor Direção para Yorgos LanthimosMelhor Roteiro Adaptado para Tony McNamaraMelhor Trilha Sonora OriginalMelhor FigurinoMelhor Maquiagem e CabeloMelhor Design de ProduçãoMelhor Edição Melhor Fotografia.

+++LEIA MAIS: Onde assistir a OppenheimerPobres Criaturas e mais filmes indicados ao Oscar 2024?

Emma Stone é a estrela de Pobres Criaturas, novo filme de Yorgos Lanthimos, com quem a atriz trabalhou previamente em A Favorita, de 2018 (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)
Emma Stone é a estrela de Pobres Criaturas, novo filme de Yorgos Lanthimos, com quem a atriz trabalhou previamente em A Favorita, de 2018 (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)

Onde assistir a Pobres Criaturas?

Pobres Criaturas, que ainda conta com Vicki Pepperdine (Magic Mike: A Última Dança), Hanna Schygulla (Peter von Kant), Jerrod Carmichael (The Carmichael Show), Margaret Qualley (Maid), Kathryn Hunter (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Christopher Abbott (The Crowded Room) no elenco - segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

+++LEIA MAIS: Bradley Cooper, Super Mario Bros., Dua Lipa e mais esnobados do Oscar 2024

Quem leva o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2024? Vote na sua favorita!

  • Annette Bening, por NYAD
  • Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
  • Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
  • Carey Mulligan, por Maestro
  • Emma Stone, por Pobres Criaturas