Cena em que Robert Downey Jr. diz 'eu sou o Homem de Ferro' em Vingadores: Ultimato não estava no roteiro e foi praticamente improvisada
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/10/2021, às 14h00
Robert Downey Jr. inicialmente não queria filmar a icônica cena de Tony Stark dizendo “eu sou o Homem de Ferro” em Vingadores: Ultimato (2019). Os irmãos Russo e Kevin Feige decidiram de última hora o que o herói falaria quando estala os dedos enquanto Downey ainda estava processando o final do personagem. (via ComicBook)
O livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe deu detalhes dos bastidores do filme, dizendo que o ator estava em choque por essa ser a última participação no MCU. “Robert estava me dizendo, quando ele descobriu que queríamos voltar e filmar uma nova versão, sem dúvida a cena mais emocionante, no início, ele não queria fazer isso,” disse Feige.
“Foi um desafio para Robert ter que corrigir isso. Era difícil para ele entender especificamente onde estávamos na narrativa. Quando você está na sala de edição, trabalhando todos os dias com o material, tem um entendimento profundo dele,” disse Anthony Russo. “Você o explorou de todas as maneiras possíveis. Não significa que uma nova ideia não possa atingir você. Nesse ponto, estávamos realmente certos do que [a cena] precisava acontecer.”
Em 2019, Joe Russo também falou sobre a situação durante uma sessão de perguntas e respostas e explicou como surgiu a ideia de colocar Tony dizendo “eu sou o Homem de Ferro.” “Tony não iria dizer nada naquele momento. E nós estávamos na sala de edição pensando: ‘Ele tem que dizer algo. Este é um personagem que viveu e morreu por gracejos,’” disse.
+++ LEIA MAIS: Cena de Shang-Chi explica mistério de Vingadores: Guerra Infinita; entenda
Russo continuou: “E simplesmente não conseguimos, tentamos um milhão de versos diferentes. Thanos estava dizendo, ‘Eu sou inevitável.’ E nosso editor Jeff Ford, que está conosco nos quatro filmes e é um contador de histórias incrível, disse: ‘Por que simplesmente não fechamos o círculo e dizemos ‘eu o Homem de Ferro’?' E nós pensamos, ‘Peguem as câmeras! Temos que filmar isso amanhã.’”
Em outra entrevista na época do lançamento de Ultimato, Tom Holland também relembrou o momento, explicando que “não havia nenhum roteiro.” “Era apenas Kevin Feige, os dois irmãos Russo, eu, Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow e Don Cheadle. Eles meio que nos trouxeram para o set e nos disseram o que iria acontecer, ou o que eles queriam acontecer, e então nós meio que improvisamos,” disse.
+++ LEIA MAIS: Eternos: Por que heróis não puderam intervir em batalha dos Vingadores contra Thanos?
A Disney mudou a data de lançamento de diversos filmes do estúdio, incluindo produções da Marvel. Confira quando os próximos longas do MCU chegarão aos cinemas:
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo