Lista ainda inclui Todo Dia a Mesma Noite, série da Netflix sobre a tragédia da boate Kiss, e Os Outros, sucesso do Globoplay
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 22/12/2023, às 18h30
Nem só de séries internacionais vive o brasileiro e, em 2023, o Brasil lançou produções como Cangaço Novo, do Amazon Prime Video, e DNA do Crime, que furaram a bolha e se tornaram sucessos por todo o mundo. A seguir, a Rolling Stone Brasil lista dez séries nacionais, que marcaram o ano e, se você não viu, é bom aproveitar o fim do ano para curtir algumas ótimas histórias:
No ano em que a tragédia da boate Kiss completou dez anos, a Netflix lançou a triste, mas necessária Todo Dia a Mesma Noite. Baseada no livro homônimo de Daniela Arbex, a produção apresenta o antes, o durante e o depois do incêndio, na madrugada de 27 de janeiro de 2013, que mudou a vida de todos na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
ONDE ASSISTIR: Netflix
Investindo cada vez mais em séries, o Globoplay lançou, neste ano, a primeira temporada de Os Outros, que se tornou um sucesso ao mostrar o cotidiano de duas famílias, moradoras de um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, perturbado por uma briga entre os seus filhos.
ONDE ASSISTIR: Globoplay
Não é todo dia que uma série documental conquista tanta popularidade, mas Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho conseguiu a proeza em 2023. Em sete episódios, a obra aborda o submundo do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro e o rastro de violência que ele criou ao longo dos anos, além de mostrar como os bicheiros acabaram se envolvendo com o carnaval e a política do Brasil.
ONDE ASSISTIR: Globoplay
A série acompanha o trabalho de policiais federais da delegacia de Foz do Iguaçu em uma investigação complexa após um assalto de proporções épicas a uma instalação de uma seguradora de valores no Paraguai. Dias após a estreia, DNA do Crime rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da Netflix no ano, chegando ao primeiro lugar dos mais assistidos em 71 países da Europa, África, Ásia e em todo o continente americano.
ONDE ASSISTIR: Netflix
Comandada por Aly Muritiba (Deserto Particular) e Fábio Mendonça (Vale dos Esquecidos), a série conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima, A Menina Que Matou os Pais), que descobre ser filho do líder de uma gangue cearense e, devido à semelhança com o seu falecido pai, acaba abraçando o seu destino como cangaceiro e assumindo o comando do bando. Assim como DNA do Crime, Cangaço Novo furou a bolha e se tornou uma das séries mais assistidas em mais de 50 de países ao redor do mundo.
ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video
Lançada no início de dezembro, Betinho: No Fio da Navalha é baseada na biografia do sociólogo e ativista dos direitos humanos Herbert José de Sousa, o Betinho, que ficou conhecido por ter dedicado a sua vida ao combate à fome, além de ter enfrentado a ditadura militar e lidado com o vírus da AIDS, que eventualmente tirou a sua vida na década de 1990.
ONDE ASSISTIR: Globoplay
Em 2023, a HBO Max decidiu apostar em um dos maiores sucessos da cultura pop atualmente: os dramas coreanos, mais conhecidos como doramas, e lançou a primeira produção brasileira do gênero, Além do Guarda-Roupa. Na história, a vida de uma descendente de coreanos vira de ponta-cabeça ao descobrir que o seu guarda-roupa leva direto ao dormitório de uma das maiores bandas de K-Pop do mundo.
ONDE ASSISTIR: HBO Max
Baseado no livro homônimo de Fernanda Torres, Fim mostra os altos e baixos da vida de um grupo de amigos cariocas, que precisa lidar com as frustrações de uma vida que não seguiu exatamente como eles imaginavam enquanto relembra momentos marcantes de sua juventude.
ONDE ASSISTIR: Globoplay
Em João Sem Deus: A Queda da Abadiânia, acompanhamos as vidas de vítimas do autoproclamado médium curandeiro João de Deus, que foi acusado de crimes sexuais cometidos durante anos, escondendo-se atrás da fama que conquistou famosos como Xuxa Meneghel e Oprah Winfrey.
ONDE ASSISTIR: Globoplay + Canais Ao Vivo
Sem Filtro é estrelada por Ademara, fenômeno das redes sociais, como a jovem Marcely, uma estudante de economia entediada com o futuro de sua carreira, que decide mudar a sua vida e larga a faculdade para se tornar uma influenciadora digital. Porém, ela logo descobre que a vida online também não é nada fácil.
ONDE ASSISTIR: Netflix
The Acolyte: Disney diz que desempenho "não foi suficiente" para justificar 2ª temporada
3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+
Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série
Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada
Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?
Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?