- Daniel Jobim e Kell Smith (Crédito: Deivide Leme)
Clássico

Elis & Tom, mesmo após 50 anos, tem letra 'impressionante', 'revolucionária e muito bonita'

Lendário disco de Elis Regina e Tom Jobim faz 50 anos em 2024 e será celebrado em turnê que começa hoje, no Rolling Stone Sessions, no Blue Note SP

Redação Publicado em 21/02/2024, às 11h40

Um dos mais importantes discos da história da música, Elis & Tom (1974) completa 50 anos em 2024 e continua relevante, além de contar com a "letra mais importante da música brasileira," "revolucionária e muito bonita," segundo Roberto de Oliveira, diretor do documentário Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você (2022).

Vale lembrar como os 50 anos do disco serão celebrados em turnê com Daniel Jobim e Kell Smith, que se iniciará na noite desta quarta, 21, em show no Rolling Stone Sessions, da Rolling Stone Brasil, no Blue Note São Paulo.

+++LEIA MAIS: Documentário de Elis & Tom mostra como um álbum ‘improvável’ mostra o poder da música e arte, diz diretor

Durante entrevista à Rolling Stone Brasil, Oliveira explicou como o disco em questão é perfeito, visto que "ninguém consegue encontrar defeito" ao escutá-lo. Segundo o cineasta, isso é uma coisa rara, porque sempre tem alguma coisa que você não gosta numa obra. Além disso, ele pontou como a música de abertura demonstra bastante a força de Elis & Tom.

"Ele é puxado por uma música icônica, 'Águas de Março.' Talvez seja a letra, na minha opinião, mais importante da música brasileira pela construção e ligação com a natureza," afirmou. "O arranjo começa com o canto de pássaro e as referências todas feitas à natureza, numa época que era um fator tão importante."

É uma letra impressionante. Não tem verbo. Só tem o ‘é,’ usado como verbo de ligação. Não tem verbo de ação. É uma letra revolucionária e muito bonita. Tudo se mistura. ‘Águas de Março’ é a grande estrela desse filme.

+++LEIA MAIS: Roberto Menescal sobre Elis & Tom: 'Imagina se nós não tivéssemos esse disco hoje?'

Sobre o Tributo Elis & Tom

O Tributo Elis & Tom, com Daniel Jobim e Kell Smith é parte das celebrações de dois anos do projeto Rolling Stone Sessions, da Rolling Stone Brasil.

 

Na apresentação, Daniel Jobim e Kell Smith celebram a união de duas das principais vozes da MPB e da Bossa Nova no icônico álbum de 1974, lançado pela Polygram, que inclui a canção "Águas de Março" - 2ª posição entre as 100 maiores músicas brasileiras, eleitas em 2009 pela Rolling Stone Brasil.

Neto de Tom, Daniel Jobim carrega no sobrenome a história de um dos maiores compositores, cantores, pianistas e violonistas da bossa nova e da MPB. Cantor, pianista e compositor, ele se prepara para interpretar um legado que acompanhou durante toda a vida:

"Essa também é a minha história, faz parte da minha vida e é um privilégio poder continuar cantando e tocando os corações das pessoas com as músicas do meu avô”, explica Daniel.

Mais que uma fã, Kell Smith revela ter sido atravessada pela obra de Elis ainda na infância, aos 12 anos, marco que definiria sua trajetória como cantora:

“Assim que eu escutei o disco Falso Brilhante fui atravessada pela arte e vida de Elis Regina. E a partir daí, já completamente apaixonada, comecei a mergulhar no universo da Elis e através dela fui iniciando a minha mais linda viagem pela Música Brasileira", conta Kell. "Ela é mais do que minha maior influência, ela é meu primeiro amor.”

Filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, João Marcello Bôscoli, produtor musical e empresário, reforçou a importância desta iniciativa: "Um repertório segue através do tempo quando é ouvido, reproduzido e também reinterpretado. Daniel Jobim e Kell Smith, trazem o frescor do 'agora' na homenagem a Elis & Tom. Com paixão, coragem e leveza a dupla coloca essa obra prima no palco em seu aniversário de 50 anos. O resultado musical surpreende, emociona e conquista. É tocante o amor deles pelo álbum”.

O show Tributo Elis & Tom, com Daniel Jobim e Kell Smith abre o terceiro ano do projeto Rolling Stone Sessions, da Rolling Stone Brasil, que já levou para o palco do Blue Note São Paulo shows de artistas como Filipe Catto, Paulo Netto, Manu Gavassi, Jão, Nanda Moura e o maestro João Carlos Martins. Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, ele acontece em duas sessões, às 20h e às 22h30, com ingressos à venda no site da Eventim.

Rolling Stone Sessions: Tributo Elis & Tom, com Daniel Jobim e Kell Smith
Pré-estreia em São Paulo

Data: 21 de fevereiro, quarta-feira
Horários: sessão 1 às 20h e sessão 2 às 22h30
Local: Blue Note São Paulo - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo - SP
Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/daniel-jobim-kell-smith/rolling-stone-sessions-pre-estreia-elis-tom-3577114/

disco álbum 50 anos elis regina Tom Jobim Elis & Tom

Leia também

Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”


A ocasião que deve fazer o Titãs se reunir novamente em 2027, segundo jornalista


Miley Cyrus revela inspiração em The Wall (Pink Floyd) para próximo álbum


Coachella 2025 anuncia line-up com Lady Gaga, Charli xcx, Anitta e mais