- Jane Birkin e Caetano Veloso (Getty Images)

Jane Birkin foi censurada e gravou com Caetano Veloso; entenda relação da cantora com o Brasil

Jane Birkin morreu aos 76 anos no último domingo, 16

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 17/07/2023, às 11h00

Jane Birkin, que morreu aos 76 anos no último domingo, 16, esteve no Brasil para apresentações musicais e um festival de cinema. A cantora e atriz inglesa também colaborou com artistas brasileiros. Sua última passagem pelo país deveria acontecer em 2018, mas foi cancelada e seguida pela pandemia.

 

Colaborações

Birkin gravou "Leãozinho" com Caetano Veloso e incluiu a faixa no álbum Rendez-vous, de 2004. Outro encontro com o cantor ocorreu em 2009, quando Jane trouxe o espetáculo Gainsbourg Imperial ao Sesc Pinheiros. Os dois cantaram juntos "Je suis venu te dire que je m'en vais". Moreno Veloso, filho de Caetano, ainda dividiu "Couleur café" com a inglesa.

O show foi uma homenagem ao cantor e compositor Serge Gainsbourg, ex-marido de Jane Birkin e com quem teve uma filha. Charlotte Gainsbourg esteve em filmes de Lars von Trier e de Agnès Varda.

Em 2010, Birkin colaborou com Sérgio Dias, guitarrista dos Mutantes, no disco We Are the Lilies, com o francês Tahiti Boy e a banda The Palmtree Family.

Jane Birkin (Reprodução)

 

Festival de cinema

Jane Birkin participou do Festival do Rio com seu primeiro trabalho como diretora de cinema: Boxes, les Boîtes, ou Caixas no Brasil. A atriz protagoniza o longa-metragem, que revisita suas próprias memórias sobre casamentos e maternidade. Apesar de ficar apenas um dia no país, Birkin teve tempo para apoiar as manifestações dos monges budistas de Myanmar. As atrizes Bruna Lombardi e Christiane Torloni elogiaram a iniciativa e se juntaram à Jane (via Terra).

 

Ditadura

Birkin e o então marido Serge Gainsbourg lançaram "Je t'Aime Moi Non Plus" em 1969. Em plena ditadura militar no Brasil, a canção foi censurada por simular uma relação sexual, incluindo gemidos e sussurros. Jane e Serge fizeram o disco homônimo Jane Birkin/Serge Gainsbourg e ficaram bastante conhecidos pelo relacionamento que levaram durante 13 anos. Quando se casaram, Birkin tinha apenas 22 anos, enquanto Gainsbourg já tinha 40 e deixava um casamento conturbado com a atriz Brigitte Bardot.

música cinema Caetano Veloso Serge Gainsbourg Jane Birkin

Leia também

Sensação do pop psicodélico, Crumb faz shows no Brasil com álbum de 'energias conflitantes'


Bob Dylan opina sobre show de Nick Cave & The Bad Seeds em Paris


Fafá de Belém surpreende ao revelar que quer gravar disco de rock


Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024


Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil