Por conta do João Rock, mais de 4 mil empregos são gerados, direta ou indiretamente
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 03/06/2023, às 10h15 - Atualizado em 05/06/2023, às 18h59
Um dos maiores festivais no Brasil, João Rock celebra a música nacional e acontece anualmente em Ribeirão Preto. Para o evento ganhar vida, milhares de pessoas começam a trabalhar um mês antes nos bastidores, seja na parte de montagem, produção, comunicação, etc.
Em 2023, o festival aconteceu no último sábado, 3, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. São mais de 4 mil empregos gerados, direta ou indiretamente. "São muitas equipes, muita gente afinada e comprometida com a sua parte no processo para que tudo saia como planejado. Somos um time que confia e entrega o seu melhor para o todo," disse Marcio Pott, diretor de Produção e Operação do festival. Abaixo, conheça algumas das lideranças que estão à frente dos processos:
Atua juntamente com a equipe de gestão de estrutura e montagem de toda estratégia e planejamento para execução dos processos.
É ele quem fala com as bandas, trabalha com sua equipe para pesquisar e compor o line-up, coordena o departamento comercial e o relacionamento com as grandes marcas.
Léo é daqueles engenheiros que tem tudo na cabeça, mas, também, no papel. Ele é o responsável no pré-evento pelo planejamento e coordenação das equipes para que tudo saia perfeito. Durante o festival, é sua equipe quem faz as mágicas ativações virarem entretenimento e encantarem o público.
Noites em claros e dias de sol e chuva marcam a rotina de pré-evento deste profissional que está à frente da execução da infraestrutura e montagem do João Rock. É Gustavo que operacionaliza tudo para que o Parque Permanente de Exposições receba a estrutura necessária, desde a terraplanagem até as fundações e edificações, para que o evento nasça.
Márcio é um grande maestro que afina a equipe, coordena e faz com que tudo aconteça simultaneamente e em conformidade com as leis e regras vigentes.
Paulinho é quem cuida de tudo o que é relacionado à marca João Rock (branding), como posicionamento, propósitos e valores. Toda comunicação e interação nas redes sociais do festival com o público também passam pela equipe dele. É criatividade pura!
Finalização das negociações, organização dos contratos com artistas e contatos com as produções dos músicos. Este é o trabalho do coordenador artístico Felipe. Ele ainda atua como coordenador de projetos culturais, sendo responsável pela inscrição, acompanhamento, relatórios, enfim, gerencia todos os projetos relacionados com leis de incentivo.
Tati coordena tudo o que envolve hotéis e transportes, além a parte de logística e atendimento ao programa de excursões. Ela também atua como produtora executiva geral do evento, concentrando em suas funções a produção relacionada à pré-produção (como contratação e gestão de fornecedores). Tati ainda coordena a equipe de camarins.
É o cara que cuida de tudo relacionado à legalização e documentação do festival. Também faz as relações institucionais com órgãos públicos, prefeitura, polícia militar, fiscalização geral e tudo mais.
Aqui também tem uma dupla que está no festival João Rock desde a sua primeira edição. Salsa e Lumbra são profissionais são considerados os responsáveis de apoio a produção geral do Parque Permanente, onde acontece o evento. Apoiam toda parte de infraestrutura e, também, de serviços, mão de obra, montagem de estruturas e contratação de mão de obra operacional dentro do evento. Conhecem todos os processos, todos os fornecedores e garantem que a qualidade seja prioridade, sempre.
Coordena a assessoria de imprensa do evento desde 2003, quando o João Rock ainda não era conhecido nacionalmente. Com um time de jornalistas, coordena e apoia a chegada da imprensa e abastece o Brasil com informações, imagens e fotos do evento.
É a responsável pelo processo de credenciamento das pessoas que trabalham desde a montagem até a operação do evento. Durante este período, o Parque Permanente de Exposições recebe uma quantidade muito grande de profissionais para a preparação do festival, resultando em mais de 3 mil pessoas credenciadas.
Ela é a produtora executiva master. Faz toda ponte com financeiro e fornecedores e, ainda, apoia no credenciamento, na contratação e em contratos. Além disso, cuida de documentação e de registro de tudo o que foi contratado para a realização do João Rock, apoiando também a gerência financeira.
Raquel faz parte do time do Paulinho como coordenadora de comunicação, mas, também, atua na parte de acolhimento e acessibilidade.
Gestora financeira e administrativa, ela é quem cuida dos pagamentos e de toda parte fiscal do João Rock.
Tudo o que é relacionado a palcos e, também, à parte de energia ou elétrica está sob aos cuidados da equipe do Pelúcia. Existe até uma comparação para melhor entendimento das funções: o Gustavo, por exemplo, é o cara que aperta o parafuso (infraestrutura). O Pelúcia é o cara que liga a tomada (técnica). Essa é a diferença da infra e técnica.
Esta super equipe é responsável pela direção geral, técnica e logística dos palcos, além da parte de energia ou elétrica, que também está sob os cuidados da equipe do Pelúcia.
Este profissional é quem cuida de toda parte de bares e praça de alimentação, garantindo o abastecimento durante o festival. Essencial!
Ronaldo alinha e faz funcionar todas as empresas de segurança contratadas para o evento, passando pelas áreas de acesso, revista, ou seja, toda operação relacionada à segurança durante o festival.
Marcos é o Engenheiro de Segurança do Trabalho do festival. Com o Técnico de Segurança, William, e uma grande equipe de equipe composta por bombeiros civis e enfermeiros zelam pela segurança dos mais me 3 mil colaboradores que trabalham na montagem e operação do festival.
É ele quem atua na inteligência da acessibilidade dentro do João Rock. Tudo o que é relacionado à acessibilidade seja física, motora e, também, de comunicação, Justino é o consultor responsável. Ele ainda conta com uma equipe de produção do festival que o ajuda nesta execução.
Lenny Kravitz: Frejat se pronuncia sobre show de abertura interrompido: 'Indignado com o desrespeito'
Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra