Maior parte da renda da música latina veio do streaming
Redação Publicado em 13/04/2023, às 12h21
Receitas de artistas de música latina nos Estados Unidos quebraram recordes em 2022. De acordo com dados divulgados pela RIAA (sigla em inglês para Associação Americana da Indústria de Gravação), os gêneros arrecadaram mais de US$1 bilhão (cerca de R$5 bilhões).
Os números representam crescimento de 24% em relação ao ano anterior, conforme apontado pela NBC News. Maior parte da receita vem dos serviços de streaming (97%) - percentual que 25%. Deste montante, as assinaturas pagas somam 71% em comparação com outros formatos digitais.
+++ LEIA MAIS: Bad Bunny: beijo com Garcia Bernal em filme foi 'muito legal'
"Quando Un Verano Sin Ti, disco de Bad Bunny, tornou-se o primeiro álbum a chegar ao topo da Billboard 200, ou quando Becky G, Daddy Yankee, Jhay Cortez, Karol G, Luis Miguel, Rosalía e Sofía Reyes chegaram ao mainstream, estava claro que a crescente da música latina estava só começando," declarou Rafael Fernandez, executivo de relações industriais na RIAA.
Com ajuste de inflação, a receita de 2022 fica apenas 3% atrás do maior número registrado, em 2005. As vendas de músicas gravadas, no entanto, conseguiram atingir o recorde, com alta de 6,9%.
+++ LEIA MAIS: Bad Bunny é processado pela ex-namorada por usar voz dela sem autorização
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”