LISTA

Os melhores álbuns de rock do século 21 (até agora) para a Rolling Stone EUA

Revista americana publicou levantamento com os 250 melhores discos independentemente do gênero; mais de 50 trabalhos de rock surgiram no ranking

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 14/01/2025, às 11h51
COMPARTILHE
Radiohead - Foto: Jim Dyson / Getty Images

A Rolling Stone EUA publicou uma lista com os 250 melhores álbuns do século 21 até o momento. Dentro desse levantamento, há mais de 50 discos de rock — que foram separados e destacados neste artigo da Rolling Stone Brasil.

Em introdução do artigo geral, a equipe de 38 jornalistas responsável pelo ranking afirma ter considerado trabalhos lançados entre 2000 e 2024 — embora o século vigente tenha se iniciado em 2001. O texto evidencia que o consumo de música “se tornou mais universal, imediato e acessível do que nunca”, saindo da compra de CDs — e pirataria — para as plataformas de streaming.

“Uma mudança no consumo cultural tão abrangente está fadada a ser uma enorme mistura. No entanto, em meio a todas as mudanças tecnológicas que vimos nos últimos 25 anos (gravação de CD, iPod, compartilhamento de arquivos, streaming), a experiência de audição de formato longo centrada no álbum permaneceu no centro da música. No início deste século, o álbum estava supostamente morrendo nas mãos do download de uma única faixa. Hoje, um novo LP de um artista amado precisa ser significativo e bom o suficiente para inaugurar uma nova Era; para que não seja considerado um fracasso, as datas de lançamento do álbum são aguardadas com relógios de contagem regressiva; e as pessoas pagam de bom grado 40 dólares por novos ‘vinis’ de discos que já têm de graça.”

Os critérios apontados pela equipe envolvem “mostrar o máximo possível do escopo dessa história” e não privilegiar a inclusão de “vários álbuns de um mesmo artista”.

O álbum de rock com melhor colocação no ranking geral de 250 discos é Kid A (2000), do Radiohead. O quarto disco de estúdio do grupo inglês marcou um rompimento da sonoridade até então praticada para incorporar influências que iam de jazz a música clássica. Ao comentar o trabalho em questão, o jornalista Andy Greene afirmou:

“[...] As 11 faixas que o Radiohead reuniu para seu quarto álbum — utilizando sequenciadores, baterias eletrônicas, sintetizadores vintage, cordas e uma seção de metais — previam um século 21 mais sombrio, marcado pelo medo, solidão, deslocamento e avanços tecnológicos que só nos dividem ainda mais. Em outras palavras, eles sabiam exatamente para onde estávamos indo.”

Em segundo lugar na lista roqueira está Is This It (2001), estreia do The Strokes que ocupa a décima posição do levantamento geral. Convidado a escrever sobre o álbum que apresentou canções como “Last Nite”, “Hard to Explain” e “Someday”, o jornalista Jon Dolan declarou:

“[...] Is This It não tem uma única música que não seja cativante em seu tracklist, o que o coloca entre os melhores discos de guitarra de Nova York já feitos. Is This It desempenhou um papel importante em dar início a toda uma avalanche de bandas legais com o espírito ‘o rock está de volta’ nos anos 2000.”

Entre outros destaques, há trabalhos de Fiona Apple, The White Stripes, Yeah Yeah Yeahs, Wilco, The Killers, Paramore e Arctic Monkeys. O ranking também apresenta discos de veteranos como Bob Dylan, David Bowie, Bruce Springsteen, Green Day, Brian Wilson, e alguns poucos nomes ligados ao metal/hardcore, a exemplo de Deftones, System of a Down, Mastodon, Converge e Turnstile.

Veja abaixo os 56 álbuns de rock citados na lista de 250 melhores álbuns do século 21 da Rolling Stone. O artigo original, com Beyoncé (Lemonade, 2016) em primeiro lugar e comentários em inglês, pode ser lido clicando aqui.

+++ LEIA MAIS: Os 100 maiores discos da música brasileira
+++ LEIA MAIS: As 100 maiores músicas brasileiras
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

TAGS: paramore, arctic monkeys, radiohead, the killers, david bowie, The White Stripes, The Strokes, Bob Dylan, Yeah Yeah Yeahs, fiona apple, wilco