- R.E.M. (Foto: Joy Malone/Getty Images)
'chiclete'

Por que o R.E.M. não gostava do próprio hit “Shiny Happy People”

Michael Stipe já definiu como “chiclete” música que, apesar do sucesso, sequer aparecia nos repertórios de shows

Igor Miranda Publicado em 13/10/2024, às 08h00

Ao longo de seus 31 anos de existência, o R.E.M. lançou hits do porte de “Losing My Religion”, “Everybody Hurts”, “The One I Love”, “It’s the End of the World As We Know It (And I Feel Fine)” e “Man on the Moon”. Porém, há uma canção que pode ser chamada de “patinho feio” do catálogo do grupo: “Shiny Happy People.”

A canção desprezada pelo próprio grupo faz parte de Out of Time (1991), álbum responsável por alçar o R.E.M. de vez ao estrelato. Contando com participação de Kate Pierson (B-52s), “Shiny Happy People” foi o segundo single do disco, vindo logo após “Losing My Religion”, que é, para muitos, o maior sucesso da banda.

+++LEIA MAIS: R.E.M. reflete sobre composições em primeira entrevista com todos os membros em 30 anos

No entanto, “Shiny Happy People” divide opiniões até hoje. E dentro da banda, é unanimidade: ninguém gosta. Em entrevista ao The Quietus (via Songfacts), o vocalista Michael Stipe afirmou o seguinte sobre a faixa:

“É realmente uma canção meio chiclete.”

Em seguida, o frontman admitiu sentir “vergonha” do single desde o seu lançamento. Ele revelou ter criado a canção como uma forma de mostrar seu lado divertido.

A ideia que muitas pessoas têm do R.E.M e de mim, em particular, é de que somos muito sérios, de que sou um poeta muito sério. Mas eu sou, na verdade, bem divertido — meus colegas de banda pensam isso, minha família pensa isso, meu namorado pensa isso, então eu devo realmente ser, mas isso nem sempre transparece pela música!”

Omissão de shows e coletâneas

Ao que tudo indica, os colegas de Michael Stipe também não são fãs de “Shiny Happy People”. A música foi tocada pelo R.E.M. ao vivo em apenas duas ocasiões, que nem eram shows propriamente ditos, mas gravações de programas de TV.

Além disso, a faixa ficou fora da coletânea “greatest hits” In Time, lançada em 2003 — embora a canção possa ser considerada um sucesso, já que, quando saiu como single, atingiu o top 10 da parada americana e obteve certificação de ouro no Reino Unido. Para finalizar seu desdém com a canção, Michael Stipe afirmou o seguinte:

Se lançassem uma música ao espaço como forma de representar o R.E.M., eu não queria que escolhessem ‘Shiny Happy People’.”

+++LEIA MAIS: Música de abertura de Friends quase foi hit brega do R.E.M.

Apesar desta fama negativa, a música já apareceu em diversos filmes e séries de TV. Também foi a primeira escolhida pela produção do seriado Friends para embalar sua abertura, antes de ser substituída por “I’ll Be There For You”, do duo The Rembrandts.

Colaborou: Augusto Ikeda.

sucesso hit musica People happy re repertorio

Leia também

Avenged Sevenfold celebra 25 anos de carreira com museu virtual


Justin Bieber compartilha homenagem comovente a Liam Payne; veja


A missão relacionada a John Lennon que Sean Ono Lennon acredita ter


A música que fez o Metallica ser acusado de “se vender” pela 1ª vez


A opinião crítica de Billy Joel sobre o próprio hit “Piano Man”


A surpreendente opinião de Kate Bush sobre o punk rock