Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / 'chiclete'

Por que o R.E.M. não gostava do próprio hit “Shiny Happy People”

Michael Stipe já definiu como “chiclete” música que, apesar do sucesso, sequer aparecia nos repertórios de shows

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 13/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
R.E.M. (Foto: Joy Malone/Getty Images)
R.E.M. (Foto: Joy Malone/Getty Images)

Ao longo de seus 31 anos de existência, o R.E.M. lançou hits do porte de “Losing My Religion”, “Everybody Hurts”, “The One I Love”, “It’s the End of the World As We Know It (And I Feel Fine)” e “Man on the Moon”. Porém, há uma canção que pode ser chamada de “patinho feio” do catálogo do grupo: “Shiny Happy People.”

A canção desprezada pelo próprio grupo faz parte de Out of Time (1991), álbum responsável por alçar o R.E.M. de vez ao estrelato. Contando com participação de Kate Pierson (B-52s), “Shiny Happy People” foi o segundo single do disco, vindo logo após “Losing My Religion”, que é, para muitos, o maior sucesso da banda.

+++LEIA MAIS: R.E.M. reflete sobre composições em primeira entrevista com todos os membros em 30 anos

No entanto, “Shiny Happy People” divide opiniões até hoje. E dentro da banda, é unanimidade: ninguém gosta. Em entrevista ao The Quietus (via Songfacts), o vocalista Michael Stipe afirmou o seguinte sobre a faixa:

“É realmente uma canção meio chiclete.”

Em seguida, o frontman admitiu sentir “vergonha” do single desde o seu lançamento. Ele revelou ter criado a canção como uma forma de mostrar seu lado divertido.

A ideia que muitas pessoas têm do R.E.M e de mim, em particular, é de que somos muito sérios, de que sou um poeta muito sério. Mas eu sou, na verdade, bem divertido — meus colegas de banda pensam isso, minha família pensa isso, meu namorado pensa isso, então eu devo realmente ser, mas isso nem sempre transparece pela música!”

Omissão de shows e coletâneas

Ao que tudo indica, os colegas de Michael Stipe também não são fãs de “Shiny Happy People”. A música foi tocada pelo R.E.M. ao vivo em apenas duas ocasiões, que nem eram shows propriamente ditos, mas gravações de programas de TV.

Além disso, a faixa ficou fora da coletânea “greatest hits” In Time, lançada em 2003 — embora a canção possa ser considerada um sucesso, já que, quando saiu como single, atingiu o top 10 da parada americana e obteve certificação de ouro no Reino Unido. Para finalizar seu desdém com a canção, Michael Stipe afirmou o seguinte:

Se lançassem uma música ao espaço como forma de representar o R.E.M., eu não queria que escolhessem ‘Shiny Happy People’.”

+++LEIA MAIS: Música de abertura de Friends quase foi hit brega do R.E.M.

Apesar desta fama negativa, a música já apareceu em diversos filmes e séries de TV. Também foi a primeira escolhida pela produção do seriado Friends para embalar sua abertura, antes de ser substituída por “I’ll Be There For You”, do duo The Rembrandts.

Colaborou: Augusto Ikeda.