O último álbum de um artista, independente se for idealizado como uma última declaração ou não, pode gerar um impacto tanto positivo quanto negativo nos lançamentos anteriores
Redação Publicado em 20/02/2020, às 16h23
Últimos discos nem sempre são produzidos e idealizados de fato como o trabalho final da carreira de um artista, apesar disso realmente acontecer em alguns casos.
Mas independente das motivações que precederam a criação de um álbum final, podemos dizer que o último lançamento carrega consigo um grande impacto (positivo ou negativo) que atinge diretamente toda a discografia lançada até então.
Como destacado pelo site Whatch Mojo, veja abaixo seis discos impactantes que marcaram o fim de carreiras históricas no mundo da música, seja antes da morte dos respectivos compositores, ou apenas antes deles seguirem rumos diferentes.
Blackstar foi o 25º disco lançado pelo Camaleão do Rock, e serviu, literalmente, como uma despedida do cantor britânico ao mundo. O álbum foi lançado em 8 de janeiro de 2016, dia em que ele completou 69 anos, e também dois dias antes da morte de Bowie.
O projeto final do artista ganhou destaque com as faixas "Blackstar", "Lazarus" e "Girl Loves Me".
Apesar de não ser de fato o último disco do The Doors, L.A. Woman foi o último que contou com a participação do vocalista Jim Morrison, que morreu três meses após o lançamento do álbum. O trabalho, lançado em abril de 1971, ganhou destaque por aprofundar ainda mais a influência do Blues na sonoridade da banda.
+++LEIA MAIS: Baterista do The Doors demorou para perdoar Jim Morrison: "Ele era um kamikaze"
Além da faixa homônima, a tracklist conta também com hits como "Riders On The Storm", "Love Her Madly" e "Been Down So Long".
Lançado em 2007, Icky Thump foi o sexto e último disco do The White Stripes, duo formado por Meg e Jack White. Como uma boa despedida, o álbum entregou aos fãs tudo que eles sempre amaram no som da banda, sem poupar na energia e na força das composições.
O trabalho rendeu singles como "You Don't Know What Love Is (You Just Do As You're Told)", "Rag And Bone" e o clássico que carrega o nome do projeto.
Made In Heaven foi o 15º e último disco do Queen, lançado em novembro de 1995, quatro ano após a morte de Freddie Mercury. Apesar disso, o álbum foi feito a partir de ideias e composições nas quais o vocalista já tinha começado a trabalhar antes de morrer.
+++LEIA MAIS: Como foi a última aparição de Freddie Mercury em público?
O trabalho inteiro tem um tom de homenagem ao falecido líder, e mostra que mesmo durante o período no qual esteve com a saúde debilitada, Mercury ainda tinha muita criatividade e potência vocal.
Os clássicos "Too Much Love Will Kill You", "Mother Love", "Let Me Live" e, obviamente, a faixa homônima.
Fora dos Beatles, John Lennon lançou cinco discos. Double Fantasy foi o último deles, produzido pelo próprio músico e em parceria com a esposa Yoko Ono e Jack Douglas.
+++LEIA MAIS: ‘Eram duas pessoas em uma’: Ringo Starr comenta relação entre John Lennon e Yoko Ono
Inicialmente, o trabalho recebeu críticas majoritariamente negativas, por idealizar demais o casamento dos dois artistas, mas após o assassinato de Lennon três semanas depois do lançamento, o disco se tornou um sucesso de vendas.
A tracklist alterna entre músicas composta por ambos.
Qual é o último disco dos Beatles? Abbey Road ou Let It Be? Qualquer fanático pela banda já deve ter debatido essa questão. Abbey Road foi o último a ser gravado, mas Let It Be foi o último que eles lançaram. Então para essa lista, vamos considerar a primeira opção.
+++LEIA MAIS: Por que John Lennon não apareceu na última sessão de gravação dos Beatles?
Lançado em setembro de 1969, dias antes de Lennon deixar a banda, o disco traz como faixa final "The End", que, para combinar com o próprio título, foi a última música que os quatro integrantes gravaram juntos no estúdio.
Apesar de todos os problemas pessoais entre os integrantes que assolaram a produção do projeto, Abbey Road carrega na tracklist clássicos absolutos e atemporais, como "Something", "Come Together", "Oh! Darling" e "Here Comes The Sun".
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer