Black Sabbath com o baterista Bill Ward - Stuart Ramson/AP

Black Sabbath e Bill Ward discordam sobre convite para fazer último show da banda

“Nunca recebi uma oferta para tocar na apresentação final da turnê The End com o Sabbath”, diz o baterista

KORY GROW Publicado em 26/01/2016, às 12h00 - Atualizado às 21h20

O ex-baterista do Black Sabbath Bill Ward está negando a alegação de que ele recebeu um convite para tocar no show final do grupo, ainda a acontecer. O baixista Geezer Butler disse em entrevista ao Radio.com que eles lançaram a ideia de ter o baterista tocando na apresentação, mas que ele recusou o convite. Ward, entretanto, diz à Rolling Stone EUA que a alegação é falsa.

Black Sabbath: as dez melhores raridades da banda com Ozzy Osbourne.

“Nunca recebi uma oferta para tocar no show final da turnê The End com o Black Sabbath”, ele diz. “Quando a excursão foi confirmada, meu empresário entrou em contato com a equipe do Black Sabbath para perguntar se eles gostariam ou não de discutir minha participação na turnê. A nós foi dito que não havia interesse. Esta é [a] última conversa que tivemos com eles em relação à turnê.”

“Vou dizer que eu não gostaria de tocar um único show quando sou completamente capaz de fazer a turnê”, acrescenta. “Eu não validaria os comunicados não verdadeiros deles sobre a minha saúde ao tocar um show apenas. Ainda, eu não gostaria de aparecer para apenas alguns dos nossos fãs e não para todos os fãs, sendo que posso tocar vários shows.”

Relembre: Black Sabbath mostrou poder de fogo diante de 70 mil pessoas em São Paulo.

Na entrevista ao Radio.com, o baixista disse que ouviu Ward dizer que faria a turnê inteira ou nada. “Adoraríamos que ele viesse ao nosso último show e fizesse parte da coisa toda, mas ele não quis fazer isso”, disse Butler. “E eu entendo: eu não iria querer ser chamado apenas para o último show. É uma pena, mas é assim.”

Bill Ward está em atrito com os antigos companheiros desde 2012, quando optou por não participar da reunião do grupo devido ao que afirmou ser um contrato “inassinável”. O baterista do Rage Against the Machine, Brad Wilk, tocou no disco de reunião do grupo, 13 (2013), e Tommy Clufetos, que toca na banda solo de Ozzy Osbourne, assumiu as baquetas em todas as turnês desde então.

Em 2013: Ozzy Osbourne e Geezer Butler falaram sobre o retorno do Black Sabbath na capa da Rolling Stone Brasil.

Naquele ano, o vocalista disse em entrevista que Ward estava “incrivelmente acima do peso” e incapaz de tocar. Ward respondeu a alegação em uma longa entrevista à Rolling Stone EUA no ano passado, dizendo que apesar de não estar disponível para a turnê quando a reunião começou, ele era capaz de tocar em estúdio. Osbourne respondeu com um comunicado público dirigido a Ward, dizendo: “Fisicamente, você sabia que estava uma merda.”

Em entrevista recente à RS EUA, o cantor se recusou a discutir a ausência de Ward na turnê. “Eu preferia não falar sobre isso, na verdade”, disse ele. “Assim que começo a conversar sobre Bill Ward, recebo 500 merdas de xingamentos na postagem.”

Dez momentos memoráveis de Tony Iommi com o Black Sabbath clássico.

Butler disse que ele teria amado se Ward tivesse feito parte da reunião. Ele e o guitarrista Tony Iommi viram o baterista nos últimos meses, quando eles aceitaram uma honraria na premiação Ivor Novello Awards. “Continuamos nos dando bem”, disse o baixista à RS EUA em relação ao baterista.

“Ainda podemos falar um com o outro. É que eu não faço ideia do que rolou nos bastidores. Ozzy diz que ele não estava em forma ou estava muito gordo, e Bill diz que a ele não foi oferecido contrato. Fiquei fora disso. Não sei em quem acreditar e realmente não quero ficar analisando isso.”

O Black Sabbath deu início a The End, a última turnê da banda, em Omaha, nos Estados Unidos, na semana passada.

música Ozzy Osbourne briga baterista black sabbath convite tony Iommi último show desentendimento black Geezer Butler the end tommy clufetos bill ward Brad Wilk excursão omaha show final sabbath rage against the ma butler ivor novello

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja