Apesar de o Brasil estar sob risco de uma terceira onda de Covid-19, o presidente Bolsonaro pediu um ‘parecer’ para desobrigar o uso de máscaras
Redação Publicado em 11/06/2021, às 09h36
Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na quinta, 10, que pediu ‘parecer’ para o ministro da Saúde Marcelo Queiroga com o objetivo de acabar com a obrigação do uso de máscaras. Segundo o G1, o presidente pede para vacinados e pessoas que já foram infectadas com a Covid-19 não precisem do acessório - especialistas, contudo, afirmam que a máscara é um item essencial para barrar a transmissão.
Durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo, Bolsonaro fez a declaração e foi aplaudido pelos presentes. Antes e depois do evento, o presidente usou máscara, mas retirou o item durante o discurso.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’
"Acabei de conversar com um tal de Queiroga — não sei se vocês sabem quem é —, nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado," disse Bolsonaro.
Em live semanal na noite de quinta, 10, o presidente voltou a comentar sobre o assunto: “Falei com o Queiroga agora. Não impus nada a ele. Se bem que também tenho que dar minhas piruadas aí, no bom sentido.”
+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’
Em seguida, Bolsonaro citou o diálogo com Queiroga: "'[Perguntei] É possível a Saúde apresentar um estudo aí da desobrigatoriedade da máscara para quem já foi vacinado ou para quem já foi contaminado e curado, poxa?'. Ele falou: 'É possível, é possível'. Vamos fazer isso. Vamos ficar reféns de máscara até quando? Está servindo para multar gente, pessoal. Está servindo para multar. Eu fui ameaçado agora de multa em São Paulo."
Desde o início da pandemia, Bolsonaro desrespeitou em diversos momentos a obrigatoriedade do uso de máscara. Apesar da fala do presidente, especialistas alertam para a importância do item para barrar a transmissão por Covid-19 mesmo em quem foi vacinado ou infectado anteriormente.
+++LEIA MAIS: ‘Olha o exemplo que estou dando’, diz Bolsonaro sobre tomar cloroquina
A média infectologista Luana Araújo falou ao G1 sobre a importância da máscara: "A vacina tem boa eficácia em evitar que a sua doença acabe se agravando e você precise até de hospitalização, mas ela não tem tão boa eficácia em evitar que você se contamine. Então, enquanto a gente não tem uma boa parte de população plenamente vacinada, é preciso sim usar máscara, evitar aglomerações e preferir ambientes naturalmente ventilados."
O Brasil está sob o risco de uma terceira onda da Covid-19, com aumento de casos em diversas regiões. Por isso, mais do que nunca, especialistas afirmam a importância do uso da máscara.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro divulga chá sem eficácia contra Covid-19 e afirma que doença ‘tem cura’
Renato Grinbaum, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou: "Não existe nenhuma lógica para suspender uso de máscaras. A vacina previne bem as formas graves, mas não é uma ferramenta tão poderosa para evitar infecções leves e transmissão. No momento em que se discute aumento de casos em algumas regiões e a possibilidade de terceira onda, este tipo de proposta é completamente fora do aceitável."
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral