- Cantora Luciene Dom via X (antigo Twitter)
Polêmica

Cantora denuncia racismo no Aeroporto Santos Dumont; Infraero nega

Cantora Luciene Dom afirmou terem 'revistado seu cabelo' nesta quinta-feira (14); Infraero diz que 'foi constatado por imagens de câmeras' que episódio não ocorreu

Redação Publicado em 15/12/2023, às 12h00

A cantora Luciane Dom denunciou um caso de racismo no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a São Paulo. nesta quinta-feira (14). Ela relatou que teve o cabelo revistado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que nega o caso.

Através do X (antigo Twitter), a cantora comentou o caso. A publicação foi excluída após o pronunciamento da Infraero. Confira a postagem:

Acabaram de revistar o meu cabelo no Aeroporto Santos Dumont! Eu estou sem chão. Nem sei o que pensar"

Depois, pelo Instagram, Luciane lamentou que "as coisas nunca são suaves para pessoas como eu". "Queria ao menos ter ânimo e cabeça pra continuar divulgando o som e falando o que eu estava falando durante uma semana.. queria estar leve! Mas não".

+++ LEIA MAIS: Luísa Sonza: Qual foi o desfecho de processo sobre racismo?

A cantora conta que já havia passado pelo scanner corporal, e a mala pelo raio-x. "A mulher me diz: 'tenho que olhar seu cabelo'. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou", destacado.

Estou obviamente frustrada, decepcionada. Por mais que seja algo que eu já espere, porque a gente vive em uma estrutura racista, é muito ruim quando acontece porque fere algo muito profundo da nossa dignidade".

O que diz a Infraero

Em nota divulgada para a imprensa, a Infraero negou que o cabelo da cantora tenha sido revistado. A empresa ainda diz que a inspeção investigada não leva em consideração qualquer característica do passageiro, e que repudia quaisquer formas de discriminação.

+++ LEIA MAIS: Corinne Bailey Rae assume antirracismo punk em novo álbum: 'Me libertei'

A cantora Luciane Dom foi selecionada aleatoriamente para um manual de inspeção. Após averiguação interna, foi constatado por imagens de câmeras de segurança que não houve uma inspeção nos cabelos A inspeção de segurança solicitada é independente de origem, raça, sexo, idade, profissão, carga, orientação sexual, orientação religiosa ou qualquer outra característica do passageiro.

A Infraero reitera que repudia quaisquer formas de discriminação, que comportamentos como injúria racial e racismo não são tolerados nos aeroportos sob sua administração e está à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos que fazem necessários

entretenimento música notícia racismo Luciene Dom Infraero

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer