O diretor David Gordon Green volta aos pequenos dramas intimistas com este longa
Paulo Gadioli, do Rio de Janeiro Publicado em 03/10/2013, às 12h40 - Atualizado às 13h00
O diretor David Gordon Green tem dois lados distintos: faz comédias escrachadas como Segurando as Pontas e Sua Alteza?, mas também realizou pequenos dramas autorais, como sua aclamada estreia, George Washington. Joe segue a linha intimista do trabalho de Green, centrando-se em um personagem curioso interpretado por Nicolas Cage.
A trama é ambientada em uma cidade qualquer do interior do Texas onde as preocupações não vão muito além de bebida, caça e mais bebida. A atmosfera criada por Gordon Green é um dos principais pontos fortes pois, ao popular o filme com pessoas que visivelmente pertencem ao ambiente, cria-se um forte teor naturalista. Teor este que é naturalmente quebrado quando Nicolas Cage aparece na tela. No entanto, as nuances e a profundidade de seu personagem são tantas que, com o passar do tempo, Joe passa a pertencer àquela cidade que aos poucos vai revelando um lado sombrio, retratado com a bela fotografia de Tim Orr.
Essencialmente, Joe mostra o ex-presidiário interpretado por Cage encontrando o jovem Gary, personagem de Tye Sheridan, e lutando com a ideia de servir de modelo para o garoto. Por conta de seus problemas do passado, nunca muito explorados no longa, Joe não se considera a pessoa certa para ser um exemplo para o jovem, mas a verdadeira família Gary acaba se revelando muito pior.
O pai, interpretado por Gary Poulter, é de uma maldade inata assustadora, por vezes até caricata. Quando o longa desce aos níveis mais sórdidos, geralmente é carregado por este personagem, que não possui qualquer valor moral e vê nos filhos mais uma maneira de ganhar dinheiro e alimentar seu vício em álcool.
Com boas interpretações tanto de Cage quanto de Sheridan, Joe mostra o melhor lado do diretor David Gordon Green.
Confira os horários de exibição de Joe no Festival do Rio:
Sábado, 5/10, às 14h e às 19h, no São Luiz 3
Quinta, 10/10, às 14h e às 19h, no Roxy 3
Veja mais da cobertura do Festival do Rio nos textos relacionados abaixo.
Pantera Negra 3 será um dos últimos filmes antes da aposentadoria, diz Denzel Washington
Spotify lança podcast afrofuturista que mistura histórias de ficção com entrevistas
Keke Palmer afirma que Ryan Murphy a "destruiu" durante as filmagens de Scream Queens
Oasis no Brasil: Entenda o que é o Fan Ticket anunciado pela banda
Guitarrista mais rápido da história é homenageado com estátua de bronze; veja
Dwayne Johnson está aberto a filmes 'mais profundos': 'Eu evoluí'