- Eagles (Foto: reprodução/site oficial)

FLASHBACK: Eagles toca "Hotel California" em 1977; assista

A apresentação de 21 de março de 1977 aconteceu três meses depois do disco da banda ser lançado

Andy Greene, Rolling Stone EUA Publicado em 12/10/2019, às 14h00

Depois de fazer um teste em Las Vegas no final do mês de setembro, o Eagles anunciou planos de apresentar o histórico disco Hotel California (1976), na turnê de 2020. O show começa no dia 7 de fevereiro em Atlanta e vai até 18 de abril na Califórnia - mas, é provável que a banda adicione mais datas antes de finalizar a tour.

Se o Eagles copiar a versão do show de Las Vegas, podemos esperar pela apresentação inteira do álbum antes do intervalo. Só depois eles tocam hits como “Take It Easy”, “I Can’t Tell You Why” e “Take It to the Limit”, além de músicas solos de Joe Walsh, como “Life’s Been Good” e de Don Henley, como “The Boys of Summer”.

+++ LEIA MAIS: 44 anos depois, Eagles fará turnê de Hotel California em 2020

A banda de rock vendeu mais álbuns do que qualquer outra na história da indústria de discos. Hotel California ainda é o disco mais famoso do grupo - mas o LP com mais cópias vendidas do grupo é o Greatest Hits. A faixa principal começa com um demo instrumental que o guitarrista Don Felder gravou em uma fita cassete.

“Era uma demo simples - uma progressão de acordes de guitarra arpejados, juntamente com algumas linhas de notas sustentadas em forma de chifre, em um padrão simples de bateria eletrônica de 4/4”, contou Don Henley em entrevista para a Rolling Stone EUA em 2016.

+++LEIA MAIS: Eagles e hotel mexicano chegam a acordo envolvendo direitos do nome “Hotel California”

“Pode ter tido um estilo de percussão latino ali também. Acredito que estava dirigindo a noite para Benedict Canyon Drive ou talvez até para North Crescent Drive a primeira vez que ouvi. Lembro de ter pensado ‘isso tem potencial; acho que podemos fazer algo especial sobre isso'”, disse Henley.

O músico escreveu a maioria dos versos. “Acho importante ressaltar que Glenn contribuiu com algumas linhas muito importantes desse conjunto de letras. Elas mostram o que Glenn costumava chamar de ‘ambiguidade perfeita’ e estão abertas para diversas interpretações. No entanto, a música de alguma forma ressoou ao redor do mundo”, Henley completou.

+++LEIA MAIS: Eagles versus Editores

O vídeo mostra a performance de “Hotel California” da banda no Capitol Centre em Washington. A apresentação de 21 de março de 1977 aconteceu três meses do disco ser lançado.

Uma curiosidade é que a apresentação do grupo em 2020 parecerá bem diferente. O baixista Randy Meisner saiu da banda seis meses depois do show de 1977, Don Felder foi demitido em 2001 depois de uma disputa de negócios e Glenn Frey morreu em 2016. Don Henley e Joe Walsh são os únicos integrantes que estão no grupo desde o show de “Hotel California” há 42 anos.

+++ LEIA MAIS: Para Don Henley, do Eagles, Kanye West é “arrogante” e Frank Ocean é um “idiota sem talento”

Don Henley disse inicialmente que o Eagles se aposentaria depois da morte de Glenn Frey. “Pareceria apenas ganância ou algo assim. Pareceria algo desesperado”, disse Henley. O músico, no entanto, mudou de ideia quando o filho de Glenn, Deacon tocou com a banda e o jovem se encaixou perfeitamente.

Assim, o Eagles começou a se apresentar nos shows com Deacon - e Vince Gill substituindo os vocais de Glenn - em 2017.

Assista ao vídeo:

música disco notícias eagles hotel california Glenn Frey Don Felder Deacon Vince Gill Joe Walsh Randy Meisner

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja