- Casa noturna Ziggo Dome em Amsterdã (Foto: reprodução Facebook/ Ziggo Dome)

Holanda faz balada-teste para retomar vida noturna em meio à pandemia

Experimento contou com 50 pessoas selecionadas e monitoradas que agiam normalmente entre as demais como se não houvesse pandemia

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 10/03/2021, às 12h04

No último sábado, 8, uma balada-teste foi realizada na cidade de Amsterdã, Holanda, com a permissão do governo, informa o site Folha de S. Paulo

Em meio aos 1.500 participantes com máscaras de proteção contra Covid-19 e restrições de circulação na casa noturna Ziggo Dome, 50 pessoas foram selecionadas para curtir a balada como se não houvesse pandemia; sem máscaras, sem necessidade de distanciamento social e podendo beber, cantar e gritar entre os demais. 

+++LEIA MAIS: Tame Impala faz show lotado na Austrália - sem uso de máscara

Os 50 selecionados faziam parte de seis grupos de pessoas nos quais as autoridades holandesas estão estudando para que as festas e baladas possam voltar à normalidade de forma segura para a saúde de todos. 

As pessoas que participaram da balada-teste não podiam fazer parte do grupo de risco e precisaram fazer testes de Covid-19 no máximo 48 horas antes da festa acontecer, além de terem a temperatura do corpo medida antes de entrarem no recinto. Todos precisarão fazer um segundo teste cinco dias depois da balada. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Durante o evento, os 50 participantes que agiam normalmente eram observados e filmados pelos pesquisadores. Eles usavam etiquetas eletrônicas que registravam os contatos com pessoas, quantos encontros houveram e o quanto durou cada um. Eles também foram obrigados a tomar uma bebida fluorescente, sendo assim, as gotículas que saíam de suas bocas eram rastreadas. 

O experimento foi implantado pelo virologista Andreas Voss, do Centro Médico Universitário Radboud e membro da OMT (equipe de gerenciamento de pandemias da Holanda), junto de várias universidades holandesas. Dois festivais ao ar livre e um concerto serão realizados em breve como parte da pesquisa. 

+++LEIA MAIS: Rock in Rio é adiado para setembro de 2022

O governo da Holanda sente que a pandemia está em um estágio mais controlado no país. Mesmo assim, nos últimos sete dias foram registrados 4.500 novos casos de Covid-19, totalizando 39 mortes. O pico no país aconteceu em dezembro com 11 mil casos, e em abril com 150 mortes. 


+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

música notícia covid-19 coronavírus pandemia festas balada holanda

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja