O autor de O Iluminado respondeu um fã afirmando que "mulheres trans são mulheres"
Redação Publicado em 29/06/2020, às 14h30
J.K. Rowling parece não ficar longe de polêmicas. Depois de dar declarações transfóbicas no Twitter, a autora dos livros de Harry Potter apagou um tuíte em que elogiava Stephen King logo após o autor de O Iluminado responder um fã afirmando que "mulheres trans são mulheres".
A interação entre a dupla de escritores aconteceu quando King retuitou uma publicação de Rowling, em que ela citava uma ativista feminista Andrea Dworkin.
When so-called leftists like @lloyd_rm demand that we give up our hard won sex-based rights, they align themselves squarely with men’s rights activists. To both groups, female trauma is white noise, an irrelevance, or else exaggerated or invented. https://t.co/4Axo36pGWt 7/9 pic.twitter.com/vhvQRVRGHu
— J.K. Rowling (@jk_rowling) June 28, 2020
"Andrea Dworkin escreveu: 'Homens frequentemente reagem às palavras de mulheres — faladas ou escritas — como se fossem atos de violência; às vezes, homens reagem às palavras das mulheres com violência'. Não é odioso que as mulheres falem de suas próprias experiências, e elas não merecem ser desprezadas por fazer isso", escreveu.
O tuíte compartilhado por King fazia parte de uma declaração da autora na qual aceitava o pedido de desculpas de Lloyd Russell-Moyle. O político britânico havia dito que Rowling usou uma experiência de violência doméstica para atacar a comunidade trans.
Quando a escritora notou o retuíte de King, ela fez um novo tuíte em que dizia "É muito mais fácil para homens ignorarem as preocupações de mulheres, ou diminuí-las, mas eu nunca vou esquecer os homens que se pronunciaram quando não precisavam se pronunciar. Obrigada, Stephen".
No entanto, tempo depois, o autor de O Iluminado respondeu um seguidor que cobrou um posicionamento dele sobre a causa trans e ele respondeu: "Sim. Mulheres trans são mulheres". Além de apagar o tuíte, Rowling deixou de seguir o autor na rede social, segundo o UOL.
Yes. Trans women are women.
— Stephen King (@StephenKing) June 28, 2020
No último mês, os funcionários da editora de J.K. Rowling fizeram greve após as polêmicas.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja