- JK Rowling (Foto: Joel Ryan/AP)

J. K. Rowling apaga elogios a Stephen King depois do autor defender mulheres trans

O autor de O Iluminado respondeu um fã afirmando que "mulheres trans são mulheres"

Redação Publicado em 29/06/2020, às 14h30

J.K. Rowling parece não ficar longe de polêmicas. Depois de dar declarações transfóbicas no Twitter, a autora dos livros de Harry Potter apagou um tuíte em que elogiava Stephen King logo após o autor de O Iluminado responder um fã afirmando que "mulheres trans são mulheres". 

A interação entre a dupla de escritores aconteceu quando King retuitou uma publicação de Rowling, em que ela citava uma ativista feminista Andrea Dworkin.

When so-called leftists like @lloyd_rm demand that we give up our hard won sex-based rights, they align themselves squarely with men’s rights activists. To both groups, female trauma is white noise, an irrelevance, or else exaggerated or invented. https://t.co/4Axo36pGWt 7/9 pic.twitter.com/vhvQRVRGHu

— J.K. Rowling (@jk_rowling) June 28, 2020

 

"Andrea Dworkin escreveu: 'Homens frequentemente reagem às palavras de mulheres — faladas ou escritas — como se fossem atos de violência; às vezes, homens reagem às palavras das mulheres com violência'. Não é odioso que as mulheres falem de suas próprias experiências, e elas não merecem ser desprezadas por fazer isso", escreveu. 

O tuíte compartilhado por King fazia parte de uma declaração da autora na qual aceitava o pedido de desculpas de Lloyd Russell-Moyle. O político britânico havia dito que Rowling usou uma experiência de violência doméstica para atacar a comunidade trans. 

Quando a escritora notou o retuíte de King, ela fez um novo tuíte em que dizia "É muito mais fácil para homens ignorarem as preocupações de mulheres, ou diminuí-las, mas eu nunca vou esquecer os homens que se pronunciaram quando não precisavam se pronunciar. Obrigada, Stephen". 

No entanto, tempo depois, o autor de O Iluminado respondeu um seguidor que cobrou um posicionamento dele sobre a causa trans e ele respondeu: "Sim. Mulheres trans são mulheres". Além de apagar o tuíte, Rowling deixou de seguir o autor na rede social, segundo o UOL

Yes. Trans women are women.

— Stephen King (@StephenKing) June 28, 2020

No último mês, os funcionários da editora de J.K. Rowling fizeram greve após as polêmicas. 



+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

entretenimento Twitter Livro polêmica Harry Potter Stephen King trans cancelada Transfobia J.K rowling

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja