- Jay-Z (Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images for The Recording Academy)

Jay-Z processa fotógrafo do disco de estreia por uso indevido de imagem; entenda

Jay-Z abriu processo contra o fotógrafo Jonathan Mannion, acusando-o de vender fotos sem autorização

Jon Blistein | Rolling Stone EUA. Tradução: Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/06/2021, às 20h05

Jay-Z entrou com um processo contra o fotógrafo Jonathan Mannion, acusando-o de vender fotos do cantor e, posteriormente, lucrar com sua imagem sem a permissão do rapper.

Shawn Carter, mais conhecido como Jay-Z, contratou Mannion como fotógrafo em meados dos anos 1990, quem tirou “centenas de fotos” do rapper, de acordo com documentos legais obtidos pela Rolling Stone EUA. Uma delas - o rapper com um terno, um chapéu e um charuto - tornou-se a capa do disco de estreia de Jay-Z, Reasonable Doubt (1996).

+++ LEIA MAIS: Mariah Carey desmente briga 'explosiva' com Jay-Z: ‘Vão se lascar’

No entanto, o processo afirma que, embora Mannion tenha sido compensado pelo trabalho, “Jay-Z nunca deu permissão a ele para revender qualquer uma das imagens. Nem o autorizou a usar seu nome, identidade ou personalidade para qualquer propósito.” Com isso, “Mannion não tem o direito legal de fazê-lo.”

O processo relata como o cantor pediu a Mannion para parar de vender fotos dele, mas o fotógrafo recusou. Além disso, "exigiu que Jay-Z pague a ele dezenas de milhões de dólares para acabar com o uso que ele fez da imagem."

+++ LEIA MAIS: Jay-Z diz que discutir homossexualidade da mãe em música melhorou relação entre eles: 'mudou a dinâmica'

De acordo com o processo, o acusado “exibe com destaque uma fotografia de Jay-Z” na página inicial de seu site, enquanto também vende as camisetas “Fame Wall,” as quais “mostram o nome do artista acima de outros famosos fotografados por Mannion.” Além disso, inclui várias fotos tiradas do rapper - como a capa do Reasonable Doubt. Assim, o cantor afirma que o fotógrafo vendeu cópias dessas fotos em seu site por milhares de dólares.

A acusação apresenta dois pedidos de reparação de Mannion, um em violação do Código Civil da Califórnia pela suposta "apropriação indevida e uso para fins comerciais do nome, imagem, identidade e personalidade de Jay-Z" sem permissão, e outro por violar a lei comum da Califórnia em relação aos direitos de publicidade.

+++ LEIA MAIS: Cartão autografado por Jay-Z é vendido por R$500 mil

Além de danos não especificados, o rapper está buscando uma liminar exigindo que Mannion e seus associados parem de usar sua imagem.


 +++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

notícias processo rapper fotos Jay-Z Reasonable Doubt Jonathan Mannion uso indevido disco estreia Shawn Carter

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja