-

Laura Lavieri lança session com versão indie do pagode "Deixa Acontecer"; assista

Sucesso do Grupo Revelação, música faz parte do disco de estreia da cantora, chamado Desastre Solar, de 2018

Pedro Antunes Publicado em 18/04/2019, às 08h00

Ele havia saído pela porta e Laura Lavieri, sozinha em sua casa, estava devastada. Ouviu, pela janela, um vizinho ou vizinha com o aparelho de som no talo, a ouvir Grupo Revelação. Veio "Deixa Acontecer", um clássico que embala corações pagodeiros há anos, e a cantora percebeu, como jamais havia sentido, afago naquelas palavras.

Quando pensou em um primeiro disco solo, ela, que já havia emprestado sua voz potente a dois álbuns de Marcelo Jeneci ao longo de 10 anos, decidiu incluir "Deixa Acontecer" no repertório. Com Desastre Solar, produzido por Diogo Strausz e lançado via selo Slap (Som Livre), Laura caminha entre o indie e o pop sem medo.

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram

O fato é que ao cantar "Deixa Acontecer", Laura Lavieri subverte o sentido da faixa. Tira das mãos do homem protagonista, o que trazia, como ela aponta, um tom patriarcal, para levar a canção para um eu-lírico feminino.

"Na ótica masculina, a música invariavelmente ganha um tom patriarcal, com o homem num lugar superior, pedindo que a mulher não se envolva tanto. Já uma mulher, pedindo isso, desmancha a rixa de poder e enaltece o desapego", ela explica.

"É uma música de fácil acesso, o que faz ponte com o universo do Jeneci. E com mil outros mundos. O que eu acho delicioso dessa versão é ver as pessoas sem pudor algum de cantar e dançar junto. Ou ainda: a surpresa de quem teria qualquer preconceito com o pagode, de se permitir encantar pela música por conta da roupagem ou da mudança no protagonismo."

Ao trazer a música para o seu universo musical, Laura também quebra com as correntes do elitismo musical que rebaixam a cultura popular. "Essa questão do protagonismo toca em dois pontos importantes: um deles é romper o elitismo musical, e lembrar que música é música, e que não importa qual seja a sua realidade, todos temos as mesmas emoções e histórias pra contar, lembrar e sofrer."

Assista ao vídeo de "Desastre Solar", de Laura Lavieri:

 

"Deixa Acontecer" foi a escolhida para abrir um projeto de sessions gravadas em um cenário que recria a capa de Desastre Solar. Depois dessa música, Laura Lavieri vai lançar versões ao vivo de “Tudo Outra Vez” (no dia 25 de abril), “Me Dê a Mão” (dia 2 de maio) e “Estrada do Sol” (dia 9 de maio).

"A idéia é captar uma performance 'ao vivão' mesmo, orgânico, pra sacar a onda do show. Nada melhor do que colocar a gente dentro da caixa do desastre, aquele cenário que criamos - eu e Thany Sanches, como miniatura ou maquete - pra capa do disco. Só que aqui ele tá menos desastroso, com mais vida e leveza", ela brinca.

Na session, Laura está acompanhada por Pedro Fonte (bateria), Guilherme Lirio (baixo), Lux Ferreira (teclados), Paulo Emmery (guitarra) e Marcelo Callado (percussão). A direção do vídeo é assinada por Gustavo Tolhuizen (da ferrorama.tv).

"Levantamos a caixa laranja, penduramos a gema lá e cima, um olho no bumbo, estouramos pipoca no chão e espalhamos vários lírios, que quando as mídias de vídeo incorporarem o sentido do olfato, vocês vão poder finalmente ter a experiência completa", conta Laura. "Foi delicioso de fazer graças a uma equipe incrível, todos embarcaram nas minhas viagens e trabalharam com muito carinho e afinco."

Desastre Solar, disco de estreia de Laura Lavieri, brinca com o sentido trágico e dramático da palavra "desastre". Depois do fim, vem um novo começo. E o recomeço de Laura Lavieri é um novo universo musical criado entre "fins" e "inícios", indie e pop, sempre sem medo. Ela se deixa explodir a cada canção para criar o novo. 

+++ Entrevista RS: Di Ferrero fala sobre música pop, vida pós-NX Zero e projeto engavetado com Emicida:

 

música Vídeo ao vivo som livre assista pagode pedro antunes session desastre solar deixa acontecer laura lavieri

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer