Após Scalene e Fever 333, a banda engrossa o coro de protestos predominante no festival
Yolanda Reis Publicado em 05/04/2019, às 16h30
Portugal. The Man começou o show desta sexta, 5, no Lollapalooza Brasil, fazendo uma homenagem ao país e dando a palavra para o mais antigo povo brasileiro: os índios.
"Nós, índios, somos 5% da população mundial e protegemos 82% da biodiversidade. É muita terra [pra proteger] e pouco índio. E é pouco índio sobrevivendo. SALVEM O PLANETA! Demarcação já!" disse o porta-voz do movimento indígena de preservação de terras.
O discurso inicial marcou o tom de protesto político da apresentação, e foi seguido por um cover de "Another Brick In The Wall", do Pink Floyd.
+++ Lollapalooza 2019: com show mais político, Scalene motiva gritos contra Bolsonaro
E não parou por aí: no telão, a banda passou mensagens como "não é sobre o que você fala, é sobre o que você faz", "se você é contra o casamento gay, case com um hétero, qualquer tipo de amor vale a pena" e "vocês estão tipo fumando maconha, se estragando e discutindo política nas festas de família? ISSO É DEMAIS!".
O setlist não contou com muitas novidades. Covers como o de Pink Floyd, T-Rex e Metallica encheram o ar, e a banda apostou mais nos clássicos como "Creep in a T-shirt", "Purple Yellow Red & Blue" do que em novas faixas, resultando em um show parecido com o que foi feito no Lollapalooza 2014.
+++ Tudo sobre o Lollapalooza 2019: shows imperdíveis, revelações e dicas de sobrevivência
"Live In The Moment" e "Feel It Still" são dois de seus maiores hits e inéditos para o povo brasileiro, sendo assim, não poderiam mesmo ficar de fora da apresentação (e eles bem sabiam, porque noutra mensagem no telão, no fim do show, estava escrito: "não se preocupem, vamos tocar 'aquela' música já, já".
Apesar disso a banda mandou bem, e enfatizou que "não há computadores aqui, somente instrumentos ao vivo", e a multidão tomou conta do gramado, a maior do dia até então, e aguentou bem debaixo do sol, dançando e cantando com emoção todas as músicas.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja