Rolling Stone Brasil
Rolling Stone Brasil
Luto

Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos

No final dos anos 1980, Frank Ifield precisou suspender a carreira após ser diagnosticado com pneumonia e remover parte de um pulmão

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 20/05/2024, às 09h06
COMPARTILHE
Frank Ifield (Foto: Tony Russell/Redferns)
- Frank Ifield (Foto: Tony Russell/Redferns)

Ícone da música country e responsável por músicas como "Gotta Get A Date," "I Remember You," "She Taught Me How to Yodel" e "I’m Confessin’ (That I Love You)," Frank Ifield morreu aos 86 anos no último sábado, 18, segundo informações do 7News. Ele deixa a esposa, Carole Wood, e dois filhos.

Quem anunciou a morte foi historiador musical e jornalista Glenn A. Baker, que relatou como o artista veterano morreu "pacificamente," além de descrevê-lo como um "homem notável." Nascido em 30 de novembro de 1937, no Reino Unido, mas cresceu e foi criado na Austrália. Em 1959, voltou para Inglaterra para elevar a carreira musical, que começou a fazer sucesso nos anos 1960.

+++LEIA MAIS: Beatles: Icônico show no telhado 'quase não aconteceu'; entenda

Ele ganhou um violão quando tinha 13 anos e aprendeu o instrumento de maneira autodidata, tanto para tocar quanto para escrever músicas. Segundo The Sun, o cantor lançou 44 discos em apenas seis anos e foi o melhor artista na Austrália, Nova Zelândia e Tasmânia.

Após se mudar para o Reino Unido, Frank Ifield apresentou aos fãs as futuras lendas do rock, os Beatles, enquanto o Fab Four era responsável pelas aberturas dos shows dele. Durante a carreira, ele teve quatro singles no topo das paradas no Reino Unido: "I Remember You," "Lovesick Blues," "The Wayward Wind" e "I’m Confessin’ (That I Love You)."

+++LEIA MAIS: Beatles teriam lançado menos álbuns se não fosse Paul McCartney, diz Ringo

O declínio da saúde de Ifield começou em 1986, quando foi diagnosticado com pneumonia e foi submetido a uma cirurgia para remover parte de um pulmão. Esse procedimento causou danos às cordas vocais dele, que precisou suspender a própria carreira por anos.

Nos anos 1990, ele recebeu a Medalha da Ordem da Austrália por seus serviços prestados às artes como artista.

+++LEIA MAIS: Beatles: Show de tributo acaba com público revoltado com 'muro de barulho'

TAGS: cantor, Beatles, morre, Country, obituário, Frank Ifield