SOAD - The Roxy - Divulgação

O que esperar dos shows do System of a Down no Brasil

Banda se apresenta em São Paulo, em 25 de setembro, e sobe ao palco no Rock in Rio no dia anterior

ROLLING STONE/OFERECIMENTO BUDWEISER Publicado em 19/09/2015, às 21h15 - Atualizado em 22/09/2015, às 14h58

O System of a Down está prestes a desembarcar no Brasil para se apresentar no Rock in Rio, em 24 de setembro, e em São Paulo, na Arena Anhembi, um dia depois. A banda liderada por Serj Tankian trará para a América Latina os show que fez no início do ano para lembrar o centenário do genocídio armênio.

O System of a Down sempre se dedicou a uma causa justa: conscientizar o público sobre o genocídio armênio de 1915. Então, nada mais justo que, este ano, o grupo formado unicamente por filhos de sobreviventes lembrasse o centenário do ocorrido – turcos otomanos prenderam e executaram cerca de 1,5 milhão de armênios, fato que a Turquia e outros países até hoje não reconhecem oficialmente – com uma turnê internacional chamada Wake Up the Souls. O último show, teoricamente, seria o que foi realizado no dia 23 de abril, véspera da data em que a Armênia relembra o aniversário do genocídio, e ocasião em que aconteceu a primeira apresentação da banda no país de seus ancestrais. Porém, a excursão foi retomada este mês, para o Rock in Rio, e seguirá, depois de São Paulo, para Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México (México).

“Meus avós tinham histórias assombrosas de como sobreviveram”, contou Tankian à Rolling Stone na época do centenário. “Os dois eram criancinhas, bem pequenos. Minha avó e a avó dela foram salvas por um prefeito de uma cidadezinha turca, quando estavam sendo obrigadas a atravessar a Turquia, na direção da Síria, indo para Deir Ezzor. Meu avô perdeu a maior parte da família no massacre. Ele passou por diversos orfanatos e acabou no Líbano, onde foi criado. São histórias de partir o coração. Quando meu avô ainda era vivo, fizemos um registro dos dois para um filme de que participamos chamado Screamers. Foi um relato parcial e belo da história dele”, diz.

Levando em conta as canções mostradas entre o início do ano e abril, nos shows do System, as favoritas “B.Y.O.B.”, “Chop Suey!”, “Lonely Day”, “Toxicity” “Sugar”e “Hypnotize” dificilmente não estarão no setlist nas performances brasileiras.

System of a Down no Brasil

Rio de Janeiro

25 de setembro (sexta-feira)

Rock in Rio – Palco Mundo da Cidade do Rock

São Paulo

25 de setembro (sexta-feira)

Arena Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP

rock in rio musica system of a down toxicity Hypnotize lonely day byob shop suey

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja