Roger Waters fez uma performance inesquecível no último domingo, 1. - Thais Azevedo

Pink Floyd acusa Pandora de “enganar artistas” e a empresa de streaming responde

A companhia afirma que os músicos receberam “informações terrivelmente deturpadas"

Rolling Stone EUA Publicado em 27/06/2013, às 10h29 - Atualizado às 19h17

O serviço de streaming Pandora rebateu as acusações do Pink Floyd de que a empresa está “enganando os artistas para que eles apoiem um corte no recebimento de royalties”. A companhia afirma que os músicos receberam “informações terrivelmente deturpadas”. Em um comunicado publicado pelo Business Insider, o serviço destacou que há uma campanha em larga escala sendo disseminada para “desinformar e agitar os artistas”.

Os três membros vivos do Pink Floyd acusaram o Pandora de buscar diminuir o pagamento que os artistas recebem por músicas tocadas na rádio digital em 85% - ano passado, um plano parecido tentou ser implementando e não deu certo, parcialmente graças a uma carta assinada por mais de 125 artistas, incluindo Pink Floyd, Billy Joel e Rihanna. Enquanto o Pink Floyd acusa o Pandora de "enganar artistas para que eles assinem uma petição confusa, sem explicar o que exatamente eles estão apoiando", o serviço de streaming garante que esse número, 85%, está incorreto, afirmando que o Pandora paga mais aos compositores e performers do que os serviços que concorrem com ele. Não está claro de onde o tirou esses 85%.

O Pink Floyd tem tido uma relação complicada com o novo cenário digital da música. Apesar de a banda ter feito um acordo, recentemente, para que o catálogo do grupo ficasse disponível para streaming no Spotify, eles demoraram anos para concordar com isso. O selo deles, a EMI, já tinha assinado um acordo com o serviço de streaming em 2011, mas sem os direitos às músicas do Floyd. O grupo também processou a EMI em 2010 por permitir download de músicas avulsas no iTunes, em vez de exigir que os discos da banda fossem baixados na íntegra.

Pink Floyd streaming musica Spotify pandora

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja