Alicia Keys no Rock in Rio 2017 - Willmore Oliveira/I Hate Flash/Divulgação

Rock in Rio 2017: com discurso de repúdio à exploração da reserva amazônica, Alicia Keys esbanja talento em show de gingado brasileiro

Cantora impressionou com potência vocal e performance ao piano em faixas como “If I Ain’t Got You” e “Girl on Fire”

Anna Mota, do Rio de Janeiro Publicado em 18/09/2017, às 00h35 - Atualizado às 00h42

Estonteante, sentada ao piano, Alicia Keys escolheu um lindo macacão que reluzia enquanto a voz dela brilhava. “E aí, Rio?”, perguntou, sem sotaque, antes de introduzir “28 Thousand Days”.

Com um potencial vocal impressionante e esbanjando talento ao piano, a cantora continuou a suave apresentação com “You Don’t Know My Name”, “Try Sleeping”, “Unbreakable” — que ganhou um carioca “quero ouvir vocês”, da norte-americana — e “Pawn It All”. Apesar de impecável, a primeira parte da apresentação soou tranquila demais para um penúltimo show no Palco Mundo do Rock in Rio.

Mas o cenário começou a mudar em “Superwoman”. Ela parou para perguntar onde estavam “as lindas, maravilhosas, incríveis e únicas mulheres” da plateia, e “os homens que amavam essas mulheres lindas, maravilhosas, incríveis e únicas”. “É muito difícil ser mulher. Existem muitos desafios envolvidos apenas no fato de ser uma simples mulher”, declarou.

Após chamar atenção para a causa feminina, Alicia dedicou um momento para a ambiental com “Kill Your Mama”, em que foi acompanhada por Pretinho da Serrinha. “Essa música fala sobre como estamos matando a nossa mãe Terra”, disse. “E é por isso que quero chamar ao palco uma das maiores representantes da causa indígena, Sonia Guajajara.” Ela, então, tomou o microfone da artista para discursar contra a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados na Amazônia. “Existe uma guerra contra a Amazônia. O governo quer colocar à venda uma grande reserva de minério. E no próximo dia 20, os senadores podem impedir isso. Vamos pressionar.”

O grito pela floresta foi seguido da emocionante “If I Ain’t Got You”, em que Alicia, mais uma vez, conquistou até os olhares mais desatentos. A performance ainda contou com uma cover de “How Come U Don’t Call Me Anymore?”, do Prince, e com uma participação do Dreamteam do Passinho em “In Common”.

O show terminou com a esperada sequência de hits “Girl On Fire”, “No One” e “Empire State of Mind”, originalmente uma parceria com Jay-Z. O público não ficou extasiado com a apresentação, mas poderia. A simpatia, o potencial e a pluralidade do show de Alicia fizeram valer o ingresso.

Acompanhe a cobertura do Rock in Rio pelas nossas redes sociais: Estamos no Twitter (@rollingstonebr), Facebook (/rollingstonebrasil) e no Instagram (@rollingstonebrasil), com fotos e stories dos melhores momentos dos shows

rock in rio musica alicia keys amazonia

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições