O saxofonista Bobby Keys, conhecido pelo trabalho com os Rolling Stones - Reprodução/Facebook

Saxofonista dos Rolling Stones morre aos 70 anos

Bobby Keys também tocou com John Lennon, George Harrison e Eric Clapton, entre outros

Redação Publicado em 02/12/2014, às 16h26 - Atualizado às 18h52

O saxofonista dos Rolling Stones, Bobby Keys, morreu na manhã desta terça, 2, na casa dele, na cidade de Franklin, no estado norte-americano do Tennessee. Ele tinha 70 anos e foi reconhecido pelo trabalho com artistas como John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, The Who e Eric Clapton, além da banda de Mick Jagger.

Rolling Stones em dez videoclipes.

A informação foi confirmada ao Nashville Scene por Michael Webb, tecladista do grupo com o qual o saxofonista se apresentava, Bobby Keys and the Sufferin Bastards. Poucos detalhes em relação à morte de Keys foram divulgados, mas sabe-se que ele sofria de cirrose, uma doença crônica no fígado.

Os primeiros indícios de que Keys estava com problemas de saúde foram dados pelos Rolling Stones, no site oficial do grupo, quando foi informando que o saxofonista não teria condições de participar dos shows da banda na Austrália e na Nova Zelândia, no mês de outubro.

Rolling Stones convidam: veja lista de artistas que já dividiram o palco com a banda britânica.

“Por conta de alguns probleminhas de saúde, Bobby Keys não tocará com os Stones na Austrália e Nova Zelândia”, disse o comunicado. “Bobby está sob cuidados médicos e com ordens de descansar um pouco. Ele espera poder ver todo mundo em breve.”

Keys tocava com os Rolling Stones desde 1969, quando participou do disco Let It Bleed – incluindo a marcante contribuição em “Brown Sugar”. Ele colaborou com todos os álbuns da banda entre 1969 e 1974. Em turnê, o saxofonista acompanhou os Stones desde o começo dos anos 1980.

Opinião do leitor: as dez melhores canções dos Rolling Stones.

Veja abaixo três canções dos Rolling Stones com Bobby Keys. No segundo vídeo, uma performance de “Miss You”, Mick Jagger grita (aos 4min55seg) “Bobby, Bobby!”, antes de um longo solo do músico.

Além do trabalho com os Stones, o saxofonista tocou com três Beatles: George Harrison, John Lennon e Ringo Starr. Com o primeiro deles, Keys participou do álbum All Things Must Pass (ouça “Out of The Blue” abaixo), lançado em 1970; com Lennon, no single “Whatever Gets You Through The Night”; e com Starr, ele contribuiu em Goodnight Vienna (1974).

música rolling stones Ringo Starr John Lennon saxofone eric clapton solo George Harrison Let It Bleed the who brown sugar all things must pass Joe Cocker saxofonista out of the blue bobby keys goodnight whatever gets you through the night

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja