- Spike Lee (foto: AP)

Spike Lee explica como Hollywood pode apoiar cineastas negros: 'Precisamos de pessoas negras e pardas em cargos elevados'

O novo filme do cineasta, Da 5 Bloods, estreou na Netflix nesta sexta, 12

Redação Publicado em 12/06/2020, às 17h32

Há muitos filmes sendo produzidos e dirigidos por não-brancos. Não é o suficiente, no entanto. Os longas de cineastas não-brancos estão encontrando um público maior, mas o setor pode - e precisa - fazer mais. Como mudar o sistema? Spike Lee explica como, via CinemaBlend.

+++LEIA MAIS: Spike Lee se posiciona contra reabertura de cinemas durante a pandemia de coronavírus

"A resposta é muito simples. Precisamos ter pessoas negras e pardas nesses cargos elevados dos cinemas. Essas são as pessoas que têm os votos da luz verde. E muito raramente estúdios têm pessoas de cor em uma posição em que têm uma opinião sobre o que é feito e o que não é feito. Venho dizendo isso há anos. E isso ainda não aconteceu", explicou. 

Spike Lee falou que mudanças nos níveis mais altos do sistema de estúdio não afetarão apenas os tipos de filmes que são feitos e exibidos, mas também, terão um efeito secundário nas produções que competem e ganham prêmios. 

+++LEIA MAIS: 5 filmes essenciais para conhecer a carreira de Spike Lee, segundo site [LISTA]

"Se isso acontecer, você verá uma mudança, assim como a Academia mudou. Quando eles fizeram essa mudança para abrir as fileiras dos integrantes votantes, imediatamente, você viu o resultado disso com as indicações e vitórias! E nada disso teria acontecido se eles não tivessem feito essas mudanças", afirmou. 

O diretor se referiu à inclusão de filmes como Parasita de Bong Joon-Ho - que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Oscar. Além do próprio Infiltrado na Klan (2018), o drama mexicano de Alfonso Cuaron, Roma, o sucesso de bilheteria da Marvel, Pantera Negra, e até mesmo Corra! de Jordan Peele, lançado em 2017. 

+++LEIA MAIS: Parasita bate recorde de Batman e torna-se filme com nota mais alta no Letterbox

O icônico Spike Lee trabalha na indústria cinematográfica há décadas - e é um profissional incrível e brilhante principalmente por conta dos posicionamentos dele. Nesta sexta, 12, um novo filme do cineasta, Da 5 Bloods, a tão esperada sequência de Infiltrado na Klan (2018), foi lançada na Netflix.


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

filme netflix notícia oscar cinema indústria spike lee Parasita não-brancos cineastas negros da 2 blood

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja